Informação e Itinerários Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre as seguintes atividades:
– Aulas teórico-práticas
– Análise de casos de boas práticas e discussão em sala de aula,
– Desenvolvimento e apresentação de um projeto de itinerário inovador;
– Sessões de orientação tutorial para acompanhar o trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos no âmbito do seu projeto de Itinerário.

Os alunos podem optar por Avaliação Contínua ou Exame Final. A avaliação por exame consiste numa prova escrita (50%) e no projeto a desenvolver (50%).
A avaliação contínua é baseada nos seguintes parâmetros de avaliação:
a. prova individual de avaliação de conhecimentos (40%);
b. realização e apresentação de projeto de itinerário (50%);
c. participação e interesse nos casos discutidos nas aulas (10%).

Resultados de Aprendizagem

Esta UC visa o desenvolvimento de competências para conceber e implementar itinerários turísticos baseados em princípios de desenvolvimento sustentável, orientando-se pelos seguintes objetivos:
• Identificar diferentes tipos de itinerários e as motivações associadas.
• Reconhecer a importância da implementação de itinerários temáticos para dinamização turística das regiões e a necessidade de trabalho em rede
• Identificar os recursos afetos à conceção de itinerários turísticos de acordo com o eixo temático
• Analisar os percursos pedestres como instrumento de valorização de território
• Conhecer as principais etapas de planeamento na conceção de itinerários temáticos
• Identificar os objetivos de desenvolvimento de itinerários de acordo com as características do território em causa
• Aplicar princípios de planeamento na conceção de itinerários temáticos
• Utilizar meios de informação e promoção adequados ao desenvolvimento de itinerários
• Conhecer exemplos de boas práticas

Programa

1. Concetualização
1.1 Terminologias
1.2 Tipos de itinerários e motivações turísticas subjacentes
2. Conceção de itinerários
2.1 Recursos afetos à conceção de itinerários
2.2 Metodologia de planeamento de viagens organizadas
2.3 Os itinerários como instrumento de valorização turística
2.4 A construção do programa do itinerário
2.5 O papel do guia na valorização do itinerário
2.6 Análise de custos económicos
2.7 Percursos pedestres
2.7.1 Principais componentes
2.7.2 Normas de implementação
3. Estudos de caso

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ambrósio, V. (2009). Turismo religioso: Construção de itinerários. Exedra, Número temático, pp. 33-50.
Figueira, L. M. (2013). Manual para a elaboração de roteiros de turismo cultural. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.
LEADER II (2000) – A valorização do turismo de passeio pedestre nos territórios rurais –Guia pedagógico sobre a elaboração e execução de um projecto de passeio pedestre. Observatório Europeu LEADER /AEI
LOURENS, M. (2007), Route Tourism: a roadmap for successful destinations and local economic development, Development South Africa, 24: 3, 475- 490.
ROGERSON, C. ( 2007). Tourism routes as vehicles for local development in South Africa:The Example of the Magaliesberg Meander, Urban Forum, 18, pp 49-68.
Santos, D., Abreu, I, Cutrim, K, & Carvalho, C. (2014). Tour Pedagógico nos lugares de memória. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22(1), 67-79.
THR (2006), Touring Cultural e Paisagístico, 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal.