Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa I

Trabalho de Campo: Inserção da/o aluna/o num determinado campo profissional com o objetivo de familiarização com os contextos profissionais, com os meios e as técnicas, bem como treinar o conhecimento das diferentes fases de integração num contexto de trabalho, metodologia de observação-participante, da percepção dos âmbitos de intervenção, do conhecimento e caracterização da realidade e do colectivos.
A carga horária total do semestre é de 168h, das quais 40 horas serão de trabalho de Campo em contexto profissional, 11 horas serão de distribuídas para preparação, acompanhamento, reflexão e avaliação critica.
A avaliação é contínua e não pode ser realizada por exame, integrando os seguintes instrumentos de avaliação:
• Trabalho de campo obrigatório em contexto institucional = 50%
• Elaboração de materiais escritos de suporte e registo do trabalho de campo = 50%
*Observar ainda as instruções metodológicas específicas que constam na ficha da A3Es.

Objetivos principais: Iniciação profissional; Observar e Conhecer contextos profissionais, os meios e técnicas

Objetivos específicos: Integrar os alunos em áreas profissionais diversas;

• Desenvolver um comportamento profissional conforme os princípios éticos da profissão;

•Identificar, compreender e explicar os problemas sociais, culturais e educativos com os quais contacta em contexto profissional;

• Análise e reflexão crítica dos contextos de ação e políticas sociais e educativas conexas com as situações-problema identificadas;

• Seleção e utilização de fontes de informação diversificadas que contribuam para a compreensão, das problemáticas, dos contextos e das políticas;

•Identificar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa em contexto profissional;

•Análise do contexto organizacional em que o aluno se insere a partir de dados institucionais e recolhidos em contexto de estágio;

•Registo e organização de dados da informação recolhida;

•Ver outros na Ficha da A3Es

Os temas a abordar e a aprofundar nas sessões de acompanhamento incidirão sobre temáticas diversificadas, do âmbito da Animação Socioeducativa, de forma a enriquecer e a complementar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos estudantes ao longo de todo o seu percurso.

OBSERVAR E CONHECER (Conhecimento geral).

•A observação como meio de aproximação à realidade socioeducativa;

•Técnicas e Instrumentos para a Observação

•O contexto organizacional.

•Análise das características dos destinatários

•Os Espaços educativos existentes na instituição (programas e projetos socioeducativos)

•Os âmbitos de Intervenção socioeducativa

•Métodos e Técnicas de intervenção

•As políticas (internacional, nacional, regional e Local)

•Os Programas e medidas de apoio socioeducativo

•Fontes de informação: Identificação, organização e utilização de dados.

•Identificação dos distintos Perfis Profissionais

•Relações Sociais e profissionais

Avaliação Contínua
  • - Elaboração de materiais escritos - 50.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%

ANDER –EGG, Ezequiel & IDANEZ, M. José (2007). Diagnóstico social: conceitos e metodologias. Porto: Rede Europeia Anti-pobreza/Portugal.

CORREIA, Virgilio (2017), “The Importance of Curricular Internships in the Academic Training and in the Construction of Professionality”, in  Paulo Alberto da Silva Pereira & Osman Titrek (editors), ICLEL 2017, Abastract Book, 3rd International Conference on Lifelong Learning and Leadership for All, Porto: P.Porto – Escola Superior de Educação (Portugal) e Sakarya University (Turkey), p.

ESCUDERO, José (2004). “Análisis de la realidad local – Técnicas Y métodos de investigación desde la Animación Sociocultural”. Madrid, Narcea, Col. Guias para la

FORMACIÓN.

JANNUZZ, Paulo (2005). Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Brasília: Revista do Serviço

JORGENSEN, D.L. (1989) Participant observation: a methodology for human studies. London: Sage Publications. Applied Social Research Methods Series, No 15.