Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Trabalho de Campo: Inserção da/o aluna/o num determinado campo profissional com o objetivo de familiarização com os contextos profissionais, com os meios e as técnicas, bem como treinar o conhecimento das diferentes fases de integração num contexto de trabalho, metodologia de observação-participante, da percepção dos âmbitos de intervenção, do conhecimento e caracterização da realidade e do coletivos.
A carga horária total do semestre é de 168h, das quais 40 horas serão de trabalho de Campo em contexto profissional, 11 horas serão de distribuídas para preparação, acompanhamento, reflexão e avaliação critica.
A avaliação é contínua e não pode ser realizada por exame, integrando os seguintes instrumentos de avaliação:
• Trabalho de campo obrigatório em contexto institucional = 50%
• Elaboração de materiais escritos de suporte e registo do trabalho de campo = 50%
*Observar ainda as instruções metodológicas específicas que constam na ficha da A3Es

Resultados de Aprendizagem

São objetivos principais para esta UC: O conhecimento específico e a construção de referenciais teóricos; a identificação e definição do objecto de intervenção; aplicação dos conhecimentos: prática de intervenção;
São objetivos de aprendizagem específicos:
• Integração num projeto organizacional
• Estabelecimento de relações profissionais com a equipa, com os utentes e com as hierarquias institucionais
• Análise e reflexão crítica sobre os métodos e técnicas de intervenção socioeducativa identificados em diferentes contextos profissionais;
• Desenvolver e aprofundar métodos e técnicas de intervenção em contexto profissional
• Compreensão da intervenção profissional do Animador Socioeducativo sob um quadro teórico de referência e em relação com as questões ético-deontológicas da profissão;
• Elaboração de um pré-diagnóstico
• Definição do objeto de intervenção
• Construção de um projeto de intervenção adequado às situações/problemas identificadas
**Ver outros na Ficha da A3Es

Programa

1º) PARTICIPAR (fase de conhecimento específico).
• Análise de documentos.
• Conhecimento e estudo da legislação existente.
• Participação em equipas de trabalho (reuniões em equipo, sessões de estudo, seminários, etc.).
• Conhecer la dinâmica de trabalho numa equipa interdisciplinar, etc.
• Levantamento e análise de necessidades e potencialidades socioeducativas
• Apresentação de planos e relatórios de Diagnóstico de necessidades
2º) PLANEAR/ INTERVENIR (fase de aplicação de conhecimentos).
• Técnicas e estratégias de intervenção em função de contextos específicos de intervenção;
• Conceção e/ou seleção das técnicas e estratégias adequadas em função do contexto, e fundamentação da escolha;
• Elaborar de um plano de intervenção em contexto real de acordo com as áreas e necessidades de intervenção socioeducativa.
• Analise e avalia distintas técnicas e instrumentos de avaliação de projetos
• O relatório
3º) ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO PROFISSIONAL

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Elaboração de materiais escritos - 50.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ANDER –EGG, Ezequiel & IDANEZ, M. José (2007). Diagnóstico social: conceitos e metodologias. Porto: Rede Europeia Anti-pobreza/Portugal.
CORREIA, Virgilio (2017), “The Importance of Curricular Internships in the Academic Training and in the Construction of Professionality”, in Paulo Alberto da Silva Pereira & Osman Titrek (editors), ICLEL 2017, Abastract Book, 3rd International Conference on Lifelong Learning and Leadership for All, Porto: P.Porto – Escola Superior de Educação (Portugal) e Sakarya University (Turkey), p.
ESCUDERO, José (2004). “Análisis de la realidad local – Técnicas Y métodos de investigación desde la Animación Sociocultural”. Madrid, Narcea, Col. Guias para la
FORMACIÓN.
JANNUZZ, Paulo (2005). Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Brasília: Revista do Serviço
JORGENSEN, D.L. (1989) Participant observation: a methodology for human studies. London: Sage Publications. Applied Social Research Methods Series, No 15.