Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar a introdução ao conceito de inovação enquanto fator chave da competitividade, com especial incidência não só sobre os produtos e serviços, mas também na tecnologia utilizada nas organizações e nos processos de gestão. Pretende-se promover uma atitude criativa e inovadora que proporcione a criação de valor.

Os objetivos gerais de aprendizagem são:

  1. Adquirir os conhecimentos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
  2. Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
  3. Adquirir conhecimento das mais recentes tecnologias de suporte aos processos de gestão das organizações.
  4. Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional

Programa

  1. Importância da inovação

    1. Importância do empreendedorismo
    2. Invenção, inovação, segmentação e nicho
    3. Distinguir inovação de outros conceitos
  2. A necessidade não satisfeita

    1. Encontrar oportunidades
  3. Processo e etapas da inovação

    1. Riscos da inovação
    2. Caminhos para estimular a inovação
  4. Planeamento da inovação

    1. Inovação e mercados
    2. Padrões de consumo
    3. Difusão da inovação
  5. Plano de mercado

    1. O plano de mercado externo
    2. Significado de valor para o cliente
    3. Quem é o cliente
    4. Onde está o cliente
  6. Plano organizacional interno

    1. Produção
    2. Pessoas
    3. Financiamento

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53.

 

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Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovacao (3rd ed.). Escolar editora.