Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução e discussão de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
(1) Identifique os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
(3) Avaliar o impacto que um produto inovador terá no mercado;
(4) Testar e planear o lançamento de um produto inovador.

Programa

(1) O conceito de Inovação
– Tipos de inovação
– Inovação versus Invenção
– Inovação e crescimento económico
– Tipologias e Classificações de inovação

(2) Como inovar
– Atitude
– Onde procurar Inovações
– Tipos de inovações
– Soluções
– Alternativas

(3) Planeamento da inovação
– Inovação e mercados
– Padrões de consumo
– Difusão da inovação
– Ciclo de vida da tecnologia

(4) Estratégia para a inovação
– Capacidades, redes e plataformas
– Planeamento
– Estratégia competitiva
– Ambiente competitivo
– Lançamento e melhoria contínua

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste individual - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53.
Druker, P. F., Collins, J., Kotler, P., Kouzes, J., Rodin, J., Rangan, V., & Hesselbein, F. (1998). The five most important questions. Elsevier.
Evanschitzky, H., Eisend, M., Calantone, R. J., & Jiang, Y. (2012). Success factors of product innovation: An updated meta-analysis. Journal of Product Innovation Management, 29(1994), 21–37. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2012.00964.x
Kelley, T., & Littman, J. (2016). The ten faces of innovation. Profile Books.
Lee, S., Park, G., Yoon, B., & Park, J. (2010). Open innovation in SMEs — An intermediated network model. Research Policy, 39(2), 290–300. https://doi.org/10.1016/j.respol.2009.12.009
Nylén, D., & Holmström, J. (2015). Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation. Business Horizons, 58(1), 57–67. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.09.001
Sá, J., Olá, F., Pereira, M., & Borges, E. (2015). Como inovar. Vida Económica.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovação (3a ed.). Escolar editora.
Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5a ed.). Bookman Editora.
Trott, P. (2012). Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Bookman.