Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula, complementada com exemplos ilustrativos de natureza prática e, sempre que possível, recorrendo a exemplos da vida empresarial concreta. Desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais práticos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:

(1) Identificar os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;

(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;

(3) Avaliar o impacto que um produto inovador terá no mercado;

(4) Testar e planear o lançamento de um produto inovador.

Programa

(1) O conceito de Inovação

– Tipos de inovação

– Inovação versus Invenção

– Inovação e crescimento económico

– Tipologias e Classificações de inovação

(2) Como inovar

– Atitude

– Onde procurar Inovações

– Tipos de inovações

– Soluções

– Alternativas

(3) Planeamento da inovação

– Inovação e mercados

– Padrões de consumo

– Difusão da inovação

– Ciclo de vida da tecnologia

(4) Estratégia para a inovação

– Capacidades, redes e plataformas

– Planeamento

– Estratégia competitiva

– Ambiente competitivo

– Lançamento e melhoria contínua

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53.

Druker, P. F., Collins, J., Kotler, P., Kouzes, J., Rodin, J., Rangan, V., & Hesselbein, F. (1998). The five most important questions. Elsevier.

Evanschitzky, H., Eisend, M., Calantone, R. J., & Jiang, Y. (2012). Success factors of product innovation: An updated meta-analysis. Journal of Product Innovation Management, 29(1994), 21–37. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2012.00964.x

Kelley, T., & Littman, J. (2016). The ten faces of innovation. Profile Books.

Lee, S., Park, G., Yoon, B., & Park, J. (2010). Open innovation in SMEs — An intermediated network model. Research Policy, 39(2), 290–300. https://doi.org/10.1016/j.respol.2009.12.009

Nylén, D., & Holmström, J. (2015). Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation. Business Horizons, 58(1), 57–67. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.09.001