Interpretação I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem desenvolve-se através da integração num grupo de trabalho; no desenvolvimento das capacidades expressivas do ator, bem como na exploração e investigação da sua linguagem em confronto com os outros na criação colaborativa de cenas de trabalho.
O culminar deste processo será a criação de um exercício a partir de uma peça épica usando o corpo poético.
A avaliação é exclusivamente contínua (100%), como consta do art. 13.5 do regulamento académico do 1º ciclo de Estudos da Esec e será feita ao longo das sessões, assente nos seguintes critérios:
1) Domínio técnico, aplicação de conhecimentos teóricos e criação artística, a partir dos exercícios apresentados na aula – 25%
2) Pontualidade, integração no grupo de trabalho e participação ativa e estimulante – 30%.
3) Elaboração e apresentação de um exercício dramático a partir de um texto épico num espaço mínimo – 45%

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1. Desenvolver a capacidade de jogo e cumplicidade
2. Desenvolver trabalho em grupo
3. Identificar e superar progressivamente as suas dificuldades como ator
4. Desenvolver pesquisa na economia das ações físicas e análise de movimento
5. Desenvolver personagens.
6. Desenvolver a capacidade de criar dramaturgia a partir de um texto.
7. Criar e apresentar cenas de trabalho colaborativo.

Nesta cadeira os alunos serão confrontados com princípios da metodologia de Jaques Lecoq e de teatro físico. Num primeiro momento explora-se o jogo e cumplicidade na criação de cenas de grupo. Seguidamente trabalham-se as dinâmicas de ritmo, espaço e força e diferentes níveis de interpretação com o intuito de em grupos criarem colaborativamente e apresentarem pequenas cenas de trabalho ao longo das aulas. Como resultado final irão trabalhar dramaturgicamente um texto dramático contando essa história épica num espaço mínimo usando os princípios e fundamentos do corpo poético.

Programa

1. Desenvolver a capacidade de jogo e cumplicidade na criação de um coletivo de trabalho;
2. Explorar a improvisação usando ritmo força e espaço;
3. Neutralidade;
4. Análise de movimento;
5. Identificação e observação do mundo e transposições (elementos naturais, materiais, animais);
6. Consciência poética universal (aproximação a outras formas de arte);
7. Diferentes níveis de interpretação;
8. Exploração de jogo em cena e construção de personagens;
9. Exploração e criação dramatúrgica a partir de um texto cenas;
10. Apresentar uma peça épica num espaço mínimo usando o corpo poético.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Pontualidade e Integração no Grupo - 30.0%
  • - Exercício Dramático - 45.0%
  • - Domínio Técnico e Criação Artística - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bartow, A. (2008). The handbook of acting techiniques. London: Nick Hern Books.
Bogart, A. and Landau, T. (2005). The Viewpoint Book. New York:Theatre communication group.
Hodge, A. (2000).Twentieth Century actor training. Routlege.
Lecoq, J. & Bradby,D. (2006). Theatre of movement and Gesture. Londres e Nova Iorque: Routledge
Jacques et all (2002).The Moving Body. Londres: Methuen Drama.
Murray, Simon (2003).Jaques Lecoq. London /New York: Routledge.
Murray and Keefe (2007). Physical Theatres – A Critical Introduction. London/New York: Routledge.
Oddey, A. (2000). Devising Theatre: a pratical and theorical handbook. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Romano, L. (2005) O Teatro do corpo manifesto: Teatro Fìsico. São Paulo. Editores Perspetiva S.A.
Roy, J.& Carasso, J.(1999). Les Deux Voyages de Jacques Lecoq.[DVD] Paris: coproduction La Sept ARTE, On Line Productions, ANRAT.
Toby, W. (2007).The Mask Handbook. Londres e Nova Iorque. Routledge
Vogler, C. (2007). The Writer’s Journey. MW