Interpretação IV

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os alunos serão confrontados com um vasto leque de textos de teatro, clássicos e contemporâneos, de entre os quais deverão escolher cenas a trabalhar em grupo de acordo com afinidades estéticas entretanto surgidas. Para garantir a unidade do trabalho na aula, a escolha desses textos deverá ser temática. Os alunos devem explorar os textos autonomamente. O resultado desse trabalho será apresentado nas aulas em diferentes estádios para que possam receber a orientação do professor.
Aval. exclusivamente contínua 
Participação presencial nas aulas obrigatória 
Critérios:
Domínio técnico, aplicação de conhecimentos teóricos e criação artística – 80%
Pontualidade, integração no grupo de trabalho e participação ativa e estimulante na aula – 20%
COND. DE ACESSO À AVAL. POR EXAME DE RECURSO OU MELHORIA 
-Presença em 50% das aulas previstas
-8 val. na aval. de frequência

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de:
– desenvolver, enquanto atores, trabalho autónomo sobre cenas previamente definidas, apresentando propostas de jogo consequentes e bem fundamentadas que servirão de base ao trabalho na aula.
– desenvolver uma consciência aguda das suas opções estéticas e das suas motivações enquanto criadores, ao mesmo tempo que exploram, testam e apuram instrumentos que abram vias de criação para as pôr em prática.
– tomar consciência de que nenhum método pré-determinado do trabalho do ator esgota as possibilidades de abordagem de um texto na sua singularidade.

Programa

A unidade curricular de Interpretação IV corresponde a uma etapa decisiva na formação do ator, consolidando competências adquiridas que virão a servir de lastro ao trabalho a realizar no Projeto de Intervenção e no Estágio.
Por outro lado, esta unidade curricular, que surge imediatamente a seguir a Estética Teatral, deverá ajudar o aluno a situar–se enquanto criador, explorando os seus limites expressivos e tomando consciência das suas motivações.
O conceito de escrita cénica será central no trabalho a desenvolver em Interpretação IV porque torna consciente e responsabiliza o aluno pelas suas escolhas, pela sua «poesia no espaço» como diria Antonin Artaud.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Pontualidade e Integração no Grupo - 20.0%
  • - Domínio Técnico e Criação Artística - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARTAUD, Antonin, O teatro e o seu duplo. Lisboa: Minotauro, sd.
BRECHT, Bertolt, Estudos sobre teatro; para uma arte dramática não aristotélica. Lisboa: Arcádia,sd.
DIDEROT, Denis, Paradoxo sobre o comediante. Lisboa: Guimarães Ed., 2010
GROTOWSKI, Jerzy, Para um teatro pobre. Lisboa: Forja, 1975
KNAPP, Alain, Une école de la création théâtrale. Paris: Actes Sud, 1993
LASSALLE, Jacques; RIVIÈRE, J-L. Conversations sur la formation de l’acteur. Paris: Actes sud, 2004
RÉGY, Claude, La brûlure du monde. Paris : Les solitaires intempestifs, 2011