Intervenção/Estágio ou Investigação Aplicada

N/A

Os conteúdos centram-se na execução e avaliação do projeto de intervenção/estágio ou de investigação aplicada, desenvolvido no 1.º semestre na UC Projeto de Intervenção ou de Investigação Aplicada.

No caso da Intervenção/ estágio, a avaliação incide sobre todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio, ou seja, sobre a preparação e execução de todas as atividades de Estágio propriamente dito, incluindo as avaliações contínuas ou processuais, e não exclusivamente sobre o Relatório Final de Estágio – documento escrito avaliado por um júri em prova pública. As componentes e critérios de avaliação, assim como os respetivos pesos, serão explicitados no Regulamento de Intervenção/Estágio. Em relação à Investigação Aplicada, o estudante deverá apresentar a sua dissertação final perante um júri.

1. Analisar os desafios associados ao envelhecimento, numa perspetiva integrada, considerando as dimensões biológica, psicológica, social, demográfica, cultural e histórica, propondo soluções ajustadas aos contextos e socialmente inovadoras. (vir antes dos anteriores)
2. Promover a transição das pessoas idosa ao longo do ciclo de vida e maximizar o seu bem-estar e saúde.
3. Promover a qualidade de vida da pessoa idosa e ambientes sociais positivos para as pessoas idosas.
4. Desenhar, implementar e avaliar projetos de desenvolvimento individual, institucional e comunitário com e para as pessoas idosas.
5. Desenhar e implementar um projeto de investigação aplicada para avançar o conhecimento no domínio do envelhecimento e melhorar as intervenções para/com as pessoas idosas.

A Intervenção/ Estágio em Gerontologia Social consiste numa avaliação Gerontológica em contexto de trabalho, que envolva a dimensão pessoal, familiar, institucional e comunitária (incorporando na sua investigação instrumentos válidos e confiáveis) ou na conceção, execução e avaliação de projetos de intervenção gerontológica, dirigidos a pessoas, a grupos e a instituições, fundamentados pela avaliação gerontógica.
A opção pela investigação aplicada integra a execução de um projeto de investigação que tenha presente as implicações do conhecimento produzido em termos de melhoria da ação social no âmbito do envelhecimento, no contexto particular de estudo.

Avaliação contínua
  • - Elementos constantes do regulamento de estágio - 100.0%

SIM

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA
Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press
Chong, K., & Cho, M. (2018). Creative ageing cities. Taylor & Francis
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage
Hulko, W., Brotman, S., Stern, L., & Ferrer, I. (2019). Gerontological social work in action. Anti-oppressive practice with older adults, their families, and communities. Taylor & Francis
Minayo, M., & Costa, A. (2019). Techniques that use speech, observation and empathy. Qualitative research in action. Ludomedia
Peace, S. (2022). The environements of ageing. Space, place and materiality. Bristol University Press
Serrano, G. (2008). Elaboração de projetos sociais: Casos práticos. Porto Editora.
Veríssimo, T. (Coord.) (2014). Geriatria fundamental: Saber e prática. Lidel