Intervenção nos Contextos Naturais da Criança: Análise de Práticas em Intervenção Precoce na Infância

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A UC é constituída por 35 h TP, de modo a permitir que os alunos possam gradualmente adquirir as competências necessárias e fundamentais para o desempenho da sua atividade na área da intervenção Precoce. Para tal recorrer-se-á a metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, designadamente a métodos expositivos, demonstrativos (através do recurso a diapositivos e visionamento de vídeos) e ativos, designadamente práticas simuladas, no sentido de transmitir a informação teórica e exemplificar sempre que possível com casos práticos. Serão proporcionadas atividades individuais e/ou em grupo de discussão e reflexão para promover a partilha de experiência e integração dos conteúdos ministrados.

Resultados de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se que os alunos compreendam qual o papel central do profissional de Intervenção Precoce: apoiar o cuidador da criança com vista ao fortalecimento das interações crianças-cuidadores nas rotinas diárias. Assim, o aluno deverá no final desta Unidade:

– Deter um conhecimento aprofundado acerca da abordagem transdisciplinar como modelo de intervenção coordenado e coerente no apoio às famílias;

– Adquirir competências de apoio aos docentes das creches e Jardins de Infância na implementação dos objetivos de intervenção visando a promoção do envolvimento e da participação das crianças em contextos inclusivos;

– Entender a consultoria colaborativa como estratégia de promoção das competências e confiança dos cuidadores na promoção da participação da criança.

Programa

1. O modelo transdisciplinar de prestação de serviços: O papel do Mediador de Caso

2. As visitas aos contextos naturais da criança:

2.1 Visitas domiciliária

2.2 Visitas aos contextos formais de educação e cuidados

3. A consultoria Colaborativa (entre educadores de Infância e profissionais de IPI)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - presença e pontualidade - 10.0%
  • - Conhecimentos adquiridos/aplicados em contexto de um trabalho individual - 50.0%
  • - Participação, implicação e dinamismo nas aulas e desempenho nos exercícios propostos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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