Intervenção Precoce em Problemas de Comunicação

N/A

As aulas implicarão o recurso a explanações da docente para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa; trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica; metodologias que favoreçam a análise crítica e reflexiva, como análise de textos e documentos diversos, análise de situações, preparação e discussão de trabalhos.
A avaliação será de frequência ou por exame, seguindo as condições previstas no Regulamento dos Cursos de Formação Inicial.
Quanto à avaliação de frequência, esta compreenderá a realização de pequenos trabalhos ao longo do semestre e uma prova individual de avaliação de conhecimentos que ocorrerá no final do semestre com a realização de um teste.
No caso dos alunos que optem pela avaliação de frequência a classificação final será a média ponderada de:
Qualidade da participação nas aulas e das tarefas desenvolvidas ao longo do processo formativo – 50%
Classificação obtida no teste- 50%

Com esta unidade curricular pretende-se genericamente consciencializar os/as estudantes da importância da deteção e intervenção precoces no âmbito dos problemas de comunicação, em particular daqueles que decorrem da surdez. Pretende-se que os/as estudantes dominem conhecimentos do âmbito da IP (relativos a conceitos, modelos de intervenção e estratégias), bem como competências que os habilitem a integrar as equipas interdisciplinares que atuam nesse domínio.
No final da UC pretende-se que os/as estudantes:
– Demonstrem conhecimentos relativos ao desenvolvimento precoce e questionem as suas ideias prévias sobre as características, necessidades e competências das crianças entre os 0 e 3 anos de idade;
– Reconheçam a importância e o impacte duradouro das experiências infantis precoces, e o valor da deteção e intervenção precoces na surdez;
– Identifiquem o âmbito da Intervenção Precoce, os principais modelos de intervenção e as estratégias específicas no domínio da Surdez.

1. Desenvolvimento precoce:
– Diversidade cultural das práticas de educação e de cuidados destinados à infância
– Competências do recém-nascido, padrões comportamentais e dimensões do comportamento interativo
– Interação precoce e vinculação
2. Intervenção Precoce:
– Enquadramento histórico, conceitos e definições de Intervenção Precoce.
– Objetivos e destinatários.
– A intervenção centrada na Família (modelos ecológico, transacional e sistémico).
3. A Intervenção Precoce na Surdez:
– Desenvolvimento precoce e surdez
– Impacto da aprendizagem precoce da Língua Gestual

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%

Carvalho, L., Almeida, I., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P., … Franco, V. (2018) Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: Um guia para profissionais (2ªed.). Associação Nacional de Intervenção Precoce.
Gronita, J.; Matos, C.;Pimentel, J.; Bernardo, A. & Marques, J. (2011). Intervenção Precoce, o processo de desenvolvimento de boas práticas. http://www.gulbenkian.pt/media/files