Introdução à Bioengenharia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão orientadas para a compreensão das noções básicas da unidade curricular, sendo complementadas com aulas teórico-práticas para a resolução de questões e estudos de casos. Nas aulas teóricas a exposição da matéria será efetuada através da utilização de um sistema de projeção de diapositivos em powerpoint. Nas aulas teórico-práticas são resolvidas fichas de trabalho sobre os diferentes capítulos lecionados e executados trabalhos de grupo de análise de artigos científicos sobre temas ligados à Bioengenharia. Os alunos são incentivados a participarem durante as aulas teóricas e teórico-práticas. No final das aulas teórico-práticas serão discutidas as respostas às questões propostas e aos tópicos enquadrados. Todo o material de estudo é disponibilizado através da plataforma moodle.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é proporcionar ao estudante uma visão integrada da Bioengenharia e dos seus vários campos de aplicação, centrada na análise de conceitos de engenharia e design de processos e sistemas biológicos. Assim, pretende-se que os estudantes sejam capazes de i) compreender os conceitos dos novos paradigmas da engenharia e das ciências da vida e identificar as áreas atuais de importância tecnológica, como a Biologia sintética, a Nanobiotecnologia, os processos biotecnológicos industriais e ambientais, as terapias moleculares e celulares, a medicina regenerativa e a terapia génica; ii) analisar, esquematizar e definir os processos e suas variáveis; iii) realizar balanços de massa e de energia a processos biológicos; iv) identificar oportunidades de negócios pela análise de processos inovadores.

Programa

1. A Bioengenharia como o resultado da integração das ciências físicas, de engenharia e as ciências da vida. Introdução aos bioprocessos. A tecnologia de DNA recombinante. A era da genómica, proteómica e metabolómica. Biologia sintética. Nanobiotecnologia. Engenharia de bioprocessos. Aplicações industriais, ambientais e energéticas. Terapias moleculares e celulares e medicina regenerativa.
2. Introdução aos cálculos de engenharia. Definição de processo. Variáveis do processo. Diagramas de fabrico, de fluxo e de blocos.
3. Introdução aos balanços de massa. Balanços de massa a processos com e sem reação. Estequiometria do crescimento celular e formação do produto.
4. Balanços de energia. Formas de energia. Equação de conservação de energia. Balanços de energia em processos não reacionais.
5. Inovação e empreendedorismo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Seider, W.D., Seader, J.D., Lewin, D.R., Product and process design principles, 2008. ISBN: 0-471-45247-5 0471203165.

Osterwalder, A., and Yves, P., Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Wiley. com, 2010. ISBN: 0470876417.

Blank, S.G., and Bob, D., The startup owner’s manual: the step-by-step guide for building a great company. K&S Ranch, Incorporated, 2012. ISBN: 0984999302.

Bailey, J.E., Ollis, D.F., Biochemical Engineering Fundamentals. , McGraw-Hill., 1987.

Cortassa, S., Aon, M.A., Iglesias, A.A., Lloyd, D., An introduction to metabolic and cellular engineering. World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd, 2002.

Doran, P., Bioprocess Engineering Principles, 2nd Ed., Elsevier, 2012.

Neumann, K-H., Kumar, A., Imani, J., Plant cell and tissue culture – a tool in biotechnology, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2009.

Bygrave, W., Zacharakis, A.,Entrepreneurship. 2011. ISBN: 978-0-471-75545-6.