Introdução à Encenação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologia:
1. Aulas expositivas.
2. Análise e discussão de textos teóricos previamente distribuídos aos alunos.
3. Análise de iconografia teatral.
4. Análise de espetáculos ou de vídeo gravações de encenações marcantes.
5. Visionamento de espetáculos e discussão com o seu encenador.
6. Acompanhamento das encenações dos alunos do 3º ano

Avaliação periódica (100%)
– Projeto/trabalho – concretização de uma proposta de trabalho com conteúdo técnico, sobre um encenador com apresentação oral em aula (50%).
– Participação ativa nas atividades das horas de contacto (25%)
– Relatório de acompanhamento das oficinas de encenação do 3º ano (25%)
ou
Exame (100%).

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1.Definir as linhas mestras do fenómeno da encenação moderna e contemporânea a partir do surgimento da figura do encenador na segunda metade do século XIX até aos dias de hoje.
2. Identificar os elementos fundamentais da linguagem da encenação bem como os seus campos de ação.
3. Conhecer e dominar as etapas do processo de transição do texto à cena e de criação cénica.

Programa

1. Nascimento da encenação e do seu discurso:
1.1 O aparecimento do encenador moderno, uma questão de autoria
1.2 Dos primórdios da encenação em Portugal aos criadores contemporâneos.
2. A linguagem da encenação teatral:
2.1.O texto (do textocentrismo à crise do drama; Teatro Político: Piscator e Brecht, New Writting, Teatro do Real.)
2.2 Exercícios de análise textual a partir de Stanislavsky e Katie Mitchell.
2.3. O espaço (relação do encenador com o cenógrafo; espaços convencionais aos sitespecific.)
3. Outros elementos de criação (Espaço, Luz, Som, vídeo, etc.)
4. Análise de encenações (ex:Peter Brook, Bob Wilson, Robert Lepage, Cris Jahaty, Thomas Ostermeier, entre outros
5. Acompanhamento dos projetos de Oficina de Encenação como assistentes.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de investigação - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Trabalho de síntese - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bogart, A. and Landau, T. (2005). The Viewpoint Book. New York:Theatre communication group.
Calderone, M.; Llyod-WilliamsI, M. (2004) – Actions – The Actor’s Theasaurus. London: Nick Hern Books.
Grochala, S. (2017). The Contemporary Political Play- Rethinking Dramaturgical Structure.Londres: Bloomsburry Methuen Drama.
Hodge, A. (2000).Twentieth Century actor training. Routlege.
Jacques et all (2002).The Moving Body. Londres: Methuen Drama.
Merlin, B. (2007). The Complete Stanislavski toolkit. London. Nick Hern Books.
Mitchell, K. (2009). The directors craft -a handbook for the theatre. London: Routledge.
Oddey, A. (2000). Devising Theatre: a pratical and theorical handbook. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Unwin, S. & Jones, J. (2914). The Complete Brecht Toolkit. London. Nick Hern Books.