Introdução à Geotecnia

Conhecimentos de Base Recomendados

Por se tratar da primeira unidade curricular do ramo de Geotecnia e Fundações, não são recomendados conhecimentos específicos além do domínio de conceitos básicos de matemática e física.

Métodos de Ensino

Nas aulas TP usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos e resolvem- se exercícios em grupo e individualmente. Os alunos têm de realizar em grupo 2 relatórios práticos de tratamento e interpretação de resultados de ensaios laboratoriais e invidualmente, na aula laboratorial, 2 trabalhos. Nas aulas OT é feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e orientação no tratamento de resultados de ensaios. Realizar-se-ão visitas de estudo sempre que possível. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Identificação dos tipos de solos e rochas mais correntes. Determinação laboratorial dos índices físicos básicos e realização dos ensaios de classificação de solos. Principais métodos de reconhecimento e prospecção de maciços.
Competências Genéricas: Capacidade de apreensão, análise e síntese. Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas, individualmente e em grupo.
Competências Específicas: Domínio de conceitos teóricos e práticos da Geologia de Engenharia, da Mecânica dos Solos e da Mecânica das Rochas e sua aplicação na resolução de problemas de estruturas e de obras geotécnicas.

Programa

1. Análise e classificação de rochas. Classificação. Litologia portuguesa. Meteorização. Formação solos. Alterabilidade. Alteração: mét. descritivos, mecânicos (RQD), etc. Descontinuidades. Distinção solo/rocha. Parâmetros geomecânicos. Maciços.
2. Análise e classificação de solos. Sistema trifásico; índices físicos. Análise granulométrica. Plasticidade e limites de consistência. Classificações: Unificada e rodoviária.
3. Reconhecimento e Prospecção. Informação exist. Fotointerpretação. Detecção remota. Reconhecimento superficial. Plano. Pr. mecânica: Sondagens. Trincheiras, galerias e poços. Colheita de amostras. Pr. geofísica. Métodos Sísmicos, Eléctricos, Electromagnéticos, Magnéticos e Gravimétricos. Cross-Hole. Tomografia sísmica.
Programa Laboratorial
1. Observação e identificação de rochas; 2. Ensaios (grupos de alunos): teor em água (NP-84 e Speedy), densidade part. sólidas, garrafa areia e extractor, análise granulométrica, limites de consistência; 3. Cartas geológicas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

CRUZ, F. &  MENDES, V. (2016). Introdução à Geotecnia, Apontamentos para as aulas laboratoriais. ISEC (disponível no InforEstudante)

CRUZ, F. &  MENDES, V. (2016). Introdução à Geotecnia, Apontamentos teóricos. ISEC (disponível no InforEstudante)

CRUZ, F. &  MENDES, V. (2016). Introdução à Geotecnia, Exercícios, ISEC (disponível no InforEstudante)

CRUZ, F. &  MENDES, V. (2016). Introdução à Geotecnia, Apontamentos para as aulas laboratoriais, ISEC (disponível no InforEstudante)

Bibliografia complementar (disponível na Biblioteca do ISEC):

COSTA, J. (1979). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico, Fund. C. Gulbenkian

VALLEJO, L. (2002). Ingeniería Geológica. Madrid: Pearson Educatin

FERNANDES, M. M. (2006). Mecânica dos Solos -vol.s 1e 2, FEUP Edições