Introdução ao Desporto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas aulas de cariz expositivo, para contextualizar a área de estudo e delimitar a contribuição dos diferentes domínios científicos para as ciências do desporto. Serão também proporcionadas aulas teórico-práticas e práticas, onde os estudantes poderão explorar a intervenção de cada uma das áreas do saber no desporto. Para um contacto mais próximo com a realidade profissional, será ainda proporcionado o contacto entre os estudantes e diferentes profissionais ligados às Ciências do Desporto.

A avaliação é realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).

Por frequência:

1. Teste escrito, sobre a matéria leccionada: 55%

2. Trabalhos práticos: 40%

3. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades do curso: 5%

Por exame:

1. Prova teórica: 100%

Resultados de Aprendizagem

  1. Compreender os objetos de estudo e a contextualização epistemológica das ciências do desporto e da atividade física relacionadas com as atividades de lazer.
  2. Identificar e analisar o contributo de diferentes saberes com objetivo de compreender a complexidade dos fenómenos associados à motricidade humana, ao desporto e ao lazer, e em particular à importância dos saberes fundamentais de cariz antropológico, histórico, cultural, político, psicológico, biológico, bioquímico, biomecânico, terapêutico, social, pedagógico, didático e de gestão de recursos humanos e das organizações.
  3. Analisar e avaliar situações sustentadas na atividade física e desportiva, na perspetiva do lazer, relativamente à qualidade e adequabilidade ao praticante.

Programa

1. Conceitos de cinesiologia, atividade física, educação física, desporto, lazer, animação desportiva e condição física

2. Campos e profissões associadas à atividade física e ao desporto

3. Campos e áreas de experiência em atividade física: trabalho, educação, lazer, saúde e competição

4. Estudo académico em atividade física e desporto

4.1. Área sociocultural: história e sociologia da atividade física e do desporto

4.2. Área comportamental: comportamento motor, psicologia do desporto e do exercício e pedagogia

4.3. Área biofísica: biomecânica e fisiologia da atividade física

5. Delimitação de profissão em desporto, educação física e atividade física

6. Profissões da saúde e do fitness

7. Profissões relacionadas com o ensino e treino

8. Profissões relacionadas com a administração e gestão desportiva

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 55.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chelladurai, P., & Kerwin, S. (2017). Human resource management in sport and recreation. Champaign: HK.

Hoffman, S. (2013). Kinesiology: studying physical activity. Champaign: HK.

Hoffman, S., & Harris, J. (2002). Cinesiologia. O estudo da actividade física. Porto Alegre: Artmed.

Marcellino, N. (2003). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus.

Melo, V. (2003). Introdução ao lazer. São Paulo: Manole.

Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Champaign: HK.

Tapps, T., & Wells, S. (2018). Introduction to recreation and leisure. Champaign: Human Kinetics.