Introdução ao Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teóricopráticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas atuais do turismo;
Sempre que possível serão analisados textos relacionados com os conteúdos programáticos. Serão também visionados filmes/documentários e outros sobre a atividade turística em geral.
Ao longo das aulas serão elaborados exercícios de consolidação dos conceitos.
A aprovação na disciplina é obtida com a nota mínima de 10 valores.
O aluno poderá optar entre 2 modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.
A avaliação por exame final consiste numa prova de avaliação de conhecimentos, a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros:
a) Prova individual de avaliação de conhecimentos – nota mínima obrigatória de 7 valores para prosseguir em avaliação contínua (60%).
b) Participação e empenho no decorrer das aulas (10%).
c) Trabalho prático (30%).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os princípios do setor do turismo ao nível social, espacial, cultural, laboral, político e económico;
2. Conhecer conceitos básicos no âmbito do turismo;
3. Compreender o caráter interdisciplinar e sistémico do turismo;
4. Utilizar diferentes fontes de informação relacionadas com o turismo;
5. Reconhecer os principais agentes da oferta turística;
6. Reconhecer os principais agentes, do setor público e privado, que atuam no mercado turístico nacional e internacional e as suas principais formas de articulação;
7. Caraterizar o território respeitando os requisitos do planeamento turístico, da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social.

Programa

1 – Enquadramento geral do Turismo:
1.2 – Desenvolvimento do conhecimento em turismo
1.3 – Conceitos, classificações e tipos de turismo
1.4 – Caraterização dos principais períodos da história do turismo
2 – O sistema de relações do turismo
2.1 – Caracterização dos elementos que compõem o sistema turístico
2.2 – Carácter multidisciplinar e sistémico do turismo: modelos explicativos
3 – Estrutura e organização da atividade turística
3.1 – Caraterísticas, estrutura e composição da procura e da oferta turística
3.2 – O turismo e as novas tecnologias
3.3 – Cadeia de distribuição turística (alojamento, transporte, operadores e agências de viagens)
4 – Organização institucional do turismo:
4.1 – Principais organismos internacionais e nacionais com intervenção no turismo
4.2 – Organização nacional, regional e local do turismo em Portugal
4.3 – Planos estratégicos do turismo
5- Impactes e tendências do turismo: económicos, sociais e ambientais
6- Código Mundial de Ética do Turismo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cooper, C. et al. (2008). Tourism: Principles and practice (4 th ed.). London: Pearson Education
Costa, C. (2014). Gestão Estratégica do Turismo: Evolução Epistemológica dos Modelos e Paradigmas, e Tendências para o Futuro. In C., Costa; F., Brandão; R., Costa & Z., Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (Vol. I), pp. 19-40. Lisboa: Escolar Editora.
Cunha, L. (2007). Introdução ao Turismo. 3ª ed. Lisboa: Editorial Verbo.
Kronenberg, C. (2008). Change management in tourism : from ‘old’to ‘new’ tourism. Berlin: Erich Schnidt Verlag.
Mira, M. R., & Breda, Z., (2019). Internacionalização de destinos turísticos: Uma abordagem sistémica. Beau Bassin, Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, OmniScriptum Publishing
Netto, A. P., & Lohmann (2012). Teoría del turismo: Conceptos, modelos y sistemas. Mèxico: Ediorial Trillas.