Introdução ao Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Compreender os princípios do sector do turismo ao nível social, espacial, cultural, laboral, político e económico;
Conhecer conceitos básicos no âmbito do turismo;
Compreender o carácter interdisciplinar no domínio do turismo

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma
a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas actuais do turismo;
Sempre que possível serão analisados textos relacionados com os conteúdos programáticos. Serão também
visionados filmes/documentários e outros sobre a atividade turística em geral;
Nas aulas teórico-práticas serão elaborados trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Competências específicas:
Compreender os princípios do sector do turismo ao nível social, espacial, cultural, laboral, político e económico;
Conhecer conceitos básicos no âmbito do turismo;
Compreender o carácter interdisciplinar no domínio do turismo;
Utilizar diferentes fontes de informação relacionada com o turismo;
Reconhecer os principais agentes da oferta turística;
Reconhecer os principais agentes, do sector público e privado, que actuam no mercado turístico nacional e
internacional
Conhecer as formas de articulação entre os diferentes agentes do sector.

Programa

– Enquadramento geral sobre a actividade turística
1.1 – Conceitos e classificações de Turismo
1.2 – Caracterização dos principais períodos da história do turismo
2 – A Procura Turística
2.1 – Características da procura turística
2.2 – Determinantes e motivações da procura turística
2.3 – Indicadores da procura turística
3 – Estrutura e organização da actividade turística
3.1 – O sistema do turismo
3.1.1 – Características principais
3.1.2 – Estrutura e composição da oferta turística
3.1.3 – Cadeia de distribuição turística
3.2 – Organização institucional do turismo
3.2.1 – Organização institucional e territorial
3.2.2 – O Papel dos sectores público e privado
3.2.3 – Principais organismos internacionais e nacionais com intervenção no turismo
4 – Impactes e tendências do turismo
4.1 – Impactes do turismo
4.2 – Tendências do turismo

Docente(s) responsável(eis)

Paula Maria Castelo Piedade Proença

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Teste teórico - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho nas aulas - 10.0%
  • - Teste prático - 20.0%
  • - Teste teórico - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARETO, H. & LIMA, S. (2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável – 2. Lisboa: GEOTA.
CARETO, H. & LIMA, S. (2006). Turismo e Desenvolvimento Sustentável – 1. Lisboa: GEOTA.
COOPER, C. et al (1993). Tourism: Principles & Practice. London: Pitman Publishing.
CUNHA, L. (2007). Introdução ao Turismo. 3ª ed. Lisboa: Editorial Verbo.
CUNHA, L. (1997). Economia e Política do Turismo. Alfragide: McGraw-Hill.
HOLLOWAY, J. C. (1994). The Business of Tourism. 4th ed. Harlow: Longman.
INSKEEP, E. (1991). Tourism Planning: An Integrated and Sustainable Development Approach. New York: Van
Nostrand Reinhold.
LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.
MCINTOSH, GOELDNER (1995). Tourism: Principles, Practices Philosophies. 7th ed. New York: Willey.
MATHIESON, A., WALL, G. (1982). Tourism: Economic, Physical, and Social Impacts. Harlow: Longman.
MILL, R. C., MORRISON, A. M. (1992). The Tourism System: An Introductory Text. 2nd ed. New Jersey: Prentice-
Hall.