Introdução às Tecnologias da Música

N/A

A aprendizagem terá lugar a partir de uma prática efetiva em cada uma das rubricas programáticas, pelo que cada aluno (ou grupo de alunos) desenvolverão ações concretas propostas pelo professor ou sugeridas pelos próprios, de acordo com as suas preferências ou necessidades, mas tendo sempre como objetivo a sua aplicação em projetos concretos. Poderão algumas matérias ser apresentadas pelos alunos, por sugestão do docente, o qual acompanhará a pesquisa dos alunos com vista a uma apresentação posterior dos resultados à turma. Numa perspetiva eminentemente prática, todas as rubricas programáticas se traduzirão em tarefas concretas a realizar por cada um dos alunos.
Assiduidade, pontualidade, interesse, autonomia na realização das tarefas propostas: 20 %
Média simples dos trabalhos práticos propostos: 80 %

1. Adquirir os conceitos básicos de eletricidade e informática na ótica do utilizador;
2. Conhecer a realidade e alcance das tecnologias de informação no domínio do áudio;
3. Adquirir capacidade de manipulação básica de ferramentas e tecnologias essenciais
4. Formar uma consciência crítica sobre os meios tecnológicos existentes: sua pertinência, utilidade, atualidade, alcance e relevância;
5. Conhecer e compreender os princípios de funcionamento das ferramentas de criação/produção musical, tendo em vista um conhecimento de base que poderá ser posteriormente aprofundado e estudado noutras disciplinas ao longo do curso.

1 O SISTEMA SONORO
O sistema sonoro
Princípios gerais da eletricidade
Os componentes de um sistema áudio
A utilização de um sistema sonoro: critérios de audição

2 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E O ÁUDIO
Introdução; familiarização com conceitos básicos de tecnologia
As configurações e os ambientes: diferentes plataformas e suas especificidades
O home studio; do hardware ao software

3. A ESCRITA: TEXTO E MÚSICA
Escrita musical: introdução e utilização de diversos programas de escrita musical existentes nas diferentes plataformas

4 . O PROTOCOLO MIDI (introdução)

5. O ÁUDIO DIGITAL
Conceitos básicos associados
O sinal digital no áudio
Conhecimento sumário de ferramentas dedicadas

6. A SÍNTESE DE SOM
A utilização do hardware e software dedicado: sintetizadores e samplers
A síntese virtual: os sintetizadores em software
O Standard Midi File; potencialidades e possibilidades de utilização
A comunicação MIDI: escrita/sequenciação/gravação/edição

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalhos práticos - 80.0%

BARTLETT, B., & Bartlett, J. (2017). Practical recording techniques: The step-by-step approach to professional audio recording. Routledge.

COREY, J., & Benson, D. H. (2017). Audio production and critical listening: Technical ear training. Routledge, Taylor & Francis Group.

DAVIS, G., & Jones, R. (2000). The Sound Reinforcement Handbook. Hal Leonard Corporation.

EVEREST, F. A., & Pohlmann, K. C. (2022). Master handbook of acoustics. McGraw-Hill Education.

FONSECA, Nuno (2012). Introdução à Engenharia de som. FCA

HENRIQUE, L. L. (2014). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian.

HOSKEN, D. (2018). Introduction to music technology. Taylor & Francis.

HUBER, D. M. (2021). The Midi manual: A practical guide to Midi within Modern Music production. Routledge, Taylor and Francis Group.

HUBER, D. M. & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques. Focal Press.

MARQUES, M. P. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Ed. FCA.

RAYBURN, R. (2019). Eargle’s microphone book: From Mon