Introdução às Tecnologias de Fabrico

— N/A —

Nas aulas teóricas é feita a explicação de cada processo.

Nas aulas práticas apresentações de conteúdos práticos e realizados trabalhos genéricos conduzindo os alunos a um contacto real desta tecnologia.

Conhecer na generalidade as diferentes classes dos materiais de engenharia, bem como as suas mais relevantes propriedades ou parâmetros, e campos de aplicação.

Conhecer os diferentes processos de fabrico e equipamentos usados na produção de componentes, sobretudo para equipamentos mecânicos, sendo dado especial enfoco às tecnologias de fabrico utilizadas em materiais metálicos e poliméricos.

Determinar dimensões com os principais instrumentos de medição utilizados em componentes mecânicos.

1. Materiais e processamento

• Classes dos materiais – metálicos, cerâmicos, polímeros e compósitos. Propriedades e parâmetros gerais dos materiais.
  • Materiais metálicos: propriedades e mecanismos de deformação plástica.

2. Processamento de materiais metálicos

• Processos tecnológicos de conformação e fabrico (designações e características gerais) por deformação plástica: Forjamento; Laminagem; Extrusão; Estiramento; Trefilagem; Embutidura.
  • Processo tecnológico de Fundição.

3. Processamento de materiais poliméricos

• Técnicas de processamento: Extrusão; Injeção; Moldação Sopro; Moldação de filme tubular; Moldação rotacional; Compressão; Termoenformação.

4. Metrologia dimensional

• Exactidão, resolução e repetitibilidade.
  • Princípio de funcionamento de aparelhos de medição utilizados no dimensionamento de componentes mecânicos.
  • Blocos padrão e calibres.
  • Toleranciamento dimensional e geométrico.
  • Ajustamentos, inscrição de cotas toleranciadas e indicação do estado de superfície.
  • Execução de operações de medição com diferentes instrumentos.
  • Interpretação de desenhos técnicos contendo especificações de fabrico.

5. Operações de maquinagem por corte de arranque de apara

• Máquinas-ferramenta convencionais e controladas por computador.
  • Operações de serragem, furação, roscagem, torneamento, fresagem, rectificação e mandrilamento.
  • Ferramentas e parâmetros de corte.
  • Execução de operações de maquinagem com diferentes equipamentos.

6. Prototipagem Rápida

• Introdução às tecnologia de Prototipagem Rápida: Eestereolitografia (sl ou sla); fabricação de objectos por camadas (lom); sinterização selectiva por lazer (sls); impressão tridimensional (tdp); modelação por extrusão de plásticos (fdm); thermojet; conversão de protótipos para a obtenção de protótipos funcionais; conversão de protótipos em peças de plástico; conversão de protótipo sem peças metálicas; execução de ferramentas de produção (rt).

7. Soldadura

• Classificação dos processos de soldadura.
  • Visualização de cordões de soldadura execução em diversos tipos de materiais e por diferentes processos de soldadura.
  • Defeitos de soldadura e ensaios de inspeção.
  • Preparação de juntas: Terminologia, tipos de junta.
  • Execução de pequenos cordões de soldadura com diferentes processos

Bibliografia Recomendada:

• Smith, W. (1990). Principles of materials science and engineering. McGraw Hill [disponível na biblioteca do ISEC em 4-14-51]
  • Rodrigues, J. (2010). Tecnologia Mecânica: Tecnologia da Deformação Plástica, Vol. I (Fundamentos Teóricos) e Vol. II (Aplicações Industriais). Escolar Editora [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-160 e 4-6-161]
  • Chiaverini, V. (1986). Tecnologia Mecânica. Vol I e Vol. II, McGraw-Hill [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-44 e 4-6-45]
  • Cunha L. (1989). Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkian [disponível na biblioteca do ISEC em 4-7-42]
  • Davin, J. P., (2008). Princípios da maquinagem (2ª ed). Porto: Publindústria, Edições Técnicas [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-153]
  • Santos, J. Quintino, L. (1998). Processos de soldadura. (2ª ed.). Instituto de Soldadura e Qualidade [disponível na biblioteca do ISEC em 4-2-55 e 4-2-56]
  • Silva, F. (2017). Tecnologia da Soldadura – Uma abordagem técnico-didática (2ª edição). Publindustria
  • Completo A., et al. (2009). Tecnologias de Fabrico, Publindústria