Investigação Operacional

Conceitos básicos de Álgebra.

É usada uma estratégia de aprendizagem apoiada na experimentação da matéria exposta na aula teórica
a) Na componente teórica é feita a exposição oral da matéria, utilizando o quadro e projeções em Power-Point (é encorajada a participação activa dos alunos por intermédio da colocação de questões simples).
b) Na componente teórico-prática são aplicados os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas mediantea resolução de exercícios de aplicação da componente teórica (as Fichas estão disponíveis na plataforma Moodle e os alunos devem trazê-las para as aulas).
É necessário o estudo individual do aluno fora das aulas (para um melhor acompanhamento das aulas).

Objetivos:

Depois de frequentarem esta unidade curricular, os alunos devem ser capazes de traduzir um problema real simples num modelo matemático (com um ou vários objetivos) de programação linear, determinar a melhor solução para esse modelo aplicando lhe um dos métodos de Investigação Operacional (procedimentos matemáticos iterativos) e, finalmente, interpretar a solução obtida à luz do problema real.

Competências a Desenvolver:

– Saber identificar os diferentes tipos de problemas que podem ser estudados com recurso a técnicas de Investigação Operacional.
– Compreender o processo de modelização matemática dos mesmos.
– Conhecer os algoritmos de Investigação Operacional destinados à resolução desses problemas.
– Escolher o algoritmo mais adequado a aplicar na resolução de um problema.
– Saber interpretar as soluções obtidas.
– Resolver problemas práticos que envolvam a modelização matemática, a utilização de algoritmos para a obtenção da(s) melhor(es) solução(ões) e a interpretação da(s) solução(ões).
– Aplicação dos conceitos apreendidos nesta Unidade curricular na resolução de problemas similares e mais complexos, em contexto profissional.

Programa teórico:

1 – Introdução à Investigação Operacional
2 – Programação Linear
3 – Introdução ao estudo de Pós-Optimização e da Análise de Sensibilidade
4 – Programação Linear com Múltiplos Objectivos
5 – Programação por Metas (“Goal Programming”)

Programa Teórico-Prático:

– Resolução de problemas teórico-práticos envolvendo a matérias dos vários capítulos do programa teórico.

Bibliografia Principal:

– Apontamentos de apoio às aulas disponibilizados  no moodle (ou na plataforma de gestão académica).

– Hillier, F. S., & Lieberman, G. J. (2010). Introduction to Operations Research (6a ed.). New York: McGraw-Hill. [Disponível na Biblioteca do ISEC a 5ª Edição = Cota ISEC: 3-9-31 (ISEC) – 08145]. A 10ª edição (2015) deste livro está disponível para download em: https://pt1lib.org/book/3426899/3de006

– Clímaco, J. N., Antunes C. H., & Alves M. J. (2003). Programação Linear multiobjectivo: do modelo de programação linear clássico à consideração explícita de várias funções objectivo. Coimbra – Imprensa da Universidade de Coimbra. [Cota ISEC: 3-9-95 (ISEC) – 13356; 3-9-96 (ISEC) – 13392]

– Ramalhete, M., Guerreiro, J., & Magalhães, A. (1984-1985) Programação Linear (vol. I e vol. II)  (6a ed.). Lisboa: McGraw-Hill. [Cota ISEC: 3-9-22 (ISEC) V.1º v. – 05262; 3-9-23 (ISEC) V.2º v. – 07016; …]

– Hill, M. M.; Santos, M. M. (2009) – Investigação Operacional (vol.I e vol.II) (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo [Cota ISEC: 3-9-111 (ISEC) V.1º v. – 16149 ; 3-9-112 (ISEC) V.2º v. – 15173]

Bibliografia Suplementar:

– Tavares, L.V.,   Oliveira, R. C.,   Themido, I. H.,   Correia, F.N. (1996) Investigação Operacional. McGraw-Hill.

– Ravindran, A.; Phillips, D. T.; Solberg, J. J. (1987) – Operations Research: Principles and Practice. (2nd ed.). New York: John Wiley [Cota ISEC: 3-9-57 (ISEC) – 09253]

– Taha, H. A. (2007) – Operations research: an introduction (8a ed.). London: Prentice-Hall [Disponível na Biblioteca do ISEC a 5ª Edição = Cota ISEC: 3-9-29 (ISEC) – 07857]

– Murthy, P. R. (2007) – Operations Research (2nd ed.). New Delhi: New Age International Publishers (A versão PDF encontra-se disponível para download em: https://easyengineering.net/operations-research-p-ramamurthy/