Jogo, Actividade Lúdica e Desenvolvimento na Infância

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão leccionados em sessões predominando a componente teórico-prática.
Recorrer-se-á, entre outras metodologias, à análise de textos e vídeos específicos e à realização de trabalhos
práticos. O recurso ao trabalho individual alternará com o trabalho de grupo.
A avaliação desta unidade curricular englobará a apreciação do envolvimento/qualidade da participação
individual e em trabalho de grupo dos mestrandos ao longo das sessões. Será também solicitado a realização
de um trabalho individual ou em grupo, no âmbito dos conteúdos programáticos, a apresentar pelos
formandos no final da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

1. Analisar o jogo e a actividade lúdica segundo as etapas de desenvolvimento da criança.
2. Conhecer o significado sócio-cultural, pedagógico e educativo do jogo e a importância da actividade lúdica
para o desenvolvimento infantil na aprendizagem não formal.
3. Estudar as características de jogos e manifestações lúdicas e a sua aplicabilidade e relação no
desenvolvimento da criança.
4. Conhecer as teorias explicativas do jogo, de acordo com as diferentes correntes, na perspectiva educativa
do jogo.

Competências
1. Identificar e compreender o papel do jogo e da actividade lúdica no processo de desenvolvimento da
criança.
2. Enquadrar o jogo e actividade lúdica na aprendizagem infantil.
3. Ser capaz de identificar e relacionar as características do jogo e da actividade lúdica nas fases de
desenvolvimento da criança.
4. Adequar as correntes teóricas do jogo no friso temporal do desenvolvimento infantil.

Programa

1. Implicações do jogo e da actividade lúdica no desenvolvimento infantil.
2. Os processos de aprendizagem não formal na infância decorrentes do jogo e da actividade lúdica.
3. Taxonomia de jogos e actividades lúdicas.
4. Teorias e perspectivas explicativas do jogo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Apreciação do envolvimento/qualidade da participação individual e em trabalho de grupo dos mestrandos ao longo das sessões. Será também solicitado a realização de um trabalho individual ou em grupo, no âmbito dos conteúdos programáticos, a apresentar pelos formandos no final da unidade curricular. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brougère, G. (1998). Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes médicas.
Château, J. (1975). A criança e o jogo. Coimbra: Ed. Atlântida.
Neto, C. (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint, Lda.
Neto, C. (1997). Jogo & Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada: Edições FMH.
Salgado, L.; Antoniou, L et Varnava-Skoura, G (2010). Approches préventives pour réduire l’échec scolaire.
Interventions précoces et scolarisation préprimaire. In Demeuse, M ; Frandji, D.; Greger, D. et Rochex, J.-I. Les
Politiques d’Éducation prioritaire en Europe – Vol.2. Éléments d’une analyse: questions sur le devenir et les
possibles en matière d´´egalité. Paris: Institut National de Recherche Pédagogique.
Cró, M.L. et al. (2009). How a Psychomotricity/Resiliency Program Helps Brazilian and Portuguese Students to
Deal with Adversity and Promove a Better Quality of Life and a Better Learning Process: A Comparative Study.
ICERI 2009-Madrid. .ISBN