Jogo e Motricidade na Infância

▣Ensino e Aulas: PT, expositiva e experimental/laboratorial; PL, recolha de dados, observação direta do comportamento, PL. ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 50%: Prova prática/apresentação oral ; 2. 30%: Trabalho experimental, em laboratório ou campo de recolha de dados ; 3. 20%: Participação presencial em aulas PL de recolha de dados (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e em 3. ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($) da ESE-IPC]: 1. Classificação no trabalho experimental ≥60% ; 2. Participação presencial em aulas PL de recolha de dados ≥ 90%. ▣ Exame com provas teórica (70%/100%) e prática (30%/100%) na classificação final. Admissão oral: cf. com $.

1. Conhecer o significado sociocultural e educativo do jogo e a relevância da atividade lúdica no desenvolvimento infantil.
2. Conhecer as teorias do jogo e a relação deste com as etapas de desenvolvimento motor.
3. Saber analisar as características de jogos e atividades lúdicas e a sua aplicabilidade para o desenvolvimento da criança até aos 10 anos.
4. Conhecer as orientações curriculares e programas de Motricidade Infantil, Expressão e Educação Físico Motora e Atividade Física e Desportiva.
5. Ser capaz de planear situações lúdicas, combinando diversas habilidades motoras fundamentais e jogos.
6. Observar, analisar e interpretar sessões letivas de Jogo e Motricidade na Infância (JMI) com crianças.
7. Compreender a intervenção técnico-pedagógica em JMI, com base na investigação produzida nos âmbitos da motricidade humana e das ciências do desporto.
8 Observação e analise de habilidades motoras fundamentais (locomotoras, manipulativas, etc.)

1. JMI: conceitos, fundamentos e enquadramento cientifico, sociocultural, profissional e pedagógico.
2. Teorias e perspetivas explicativas do jogo e da atividade lúdica.
3. Taxonomia de jogos e atividades motoras e lúdicas.
4. Padrões e habilidades motoras fundamentais manipulativas, posturais e locomotoras.
5. Atividades e jogos percetivo-motores (imagem e perceção corporal, perceção e representação espacial).
6. Perícia e Manipulação.
7. Deslocamentos e Equilíbrios.
8. Atividades Gímnicas de Base (solo, aparelhos e objetos).
9. Atividades Rítmicas Expressivas/Dança.
10. Atividades e percursos da natureza.
11. Jogos de cooperação e coletivos.
12. Atividades integradas com conteúdos e objetivos curriculares de domínios e áreas de formação no Pré-escolar e 1º CEB.
13. Observação e avaliação do comportamento motor infantil em sessões práticas de JMI.

Exame
  • - Prova prática - 30.0%
  • - Prova teórica - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%
  • - Prova prática/apresentação oral - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Gallahue D & Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.
Gardner, H. (2017). Physical Literacy on the Move. Champaign:Human Kinetics.
Haywood & Getchell N (2014). Life Span Motor Development. Human Kinetics.
Johnstone, J. & Ramon, M. (2011). Perceptual-Motor Activities for Children. Champaign: Human Kinetics.
Ministério da Educação (2016). Orientações Curriculares para a Educação de Infância. Lisboa: ME.
Ministério da Educação (1992). A Educação Física no 1º CEB. Lisboa: DGEBS.
Neto, C. (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint.
Serrano, J., & Petrica (2016). Estudos em desenvolvimento motor da criança IX. Castelo-Branco: IPCB.
Tomporowski, P., McCullick, B., & Pesce, C. (2015). Enhancing Children’s Cognition With Physical Activity Games.Champaign: Human Kinetics.