Laboratório de Controlo de Qualidade Ambiental

Conhecimentos adquiridos nas UC de Controlo de Qualidade Ambiental e Química

Aulas laboratoriais orientadas para a realização de análises de efluentes líquidos e acompanhamento do funcionamento de sistemas de tratamento por lamas ativadas em equipamento à escala piloto.

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de: Identificar os principais parâmetros físico-químicos caracterizadores de uma análise de água potável, superficial, de recreio ou residual. Adquirir competências e desenvolver o rigor experimental na determinação experimental de parâmetros de controlo de qualidade de águas. Compreender a relevância dos parâmetros estudados no projeto e manutenção de instalações de tratamento de águas e efluentes.

1. Determinação dos principais parâmetros para caracterização de uma água e/ou de uma água residual: pH e temperatura. Cor, dureza e alcalinidade. Condutividade. Turbidez. Oxigénio dissolvido. Fósforo total. Nitratos, azoto total e azoto amoniacal. Teor de sólidos. Carência Química de Oxigénio e Carbono Orgânico Total.

2. Amostragem e monitorização de uma unidade laboratorial de tratamento biológico de efluentes líquidos

1. Lenore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg, Andrew D. Eaton (Ed.) (1998) Standard methods for the examination of water and wastewater. 20th ed. American Public Health Association. ISBN: 0-87553-235-7 .

2. Edward A. McBean, Frank A. Rovers. (1998) “Statistical procedures for analysis of environmental monitoring data and risk assessment”, Prentice Hall, Nova Jérsia. ISBN 0-13-675018-4.

3. Arcadio P. Sincero, Gregoria A. Sincero. (1996) “Environmental engineering: a design approach”, Prentice Hall, Nova Jérsia. ISBN 0-02-410564-3.

4. Hammer, Mark J.; Hammer Jr, Mark J. (1996) Water and wastewater technology. 3rd ed. Englewood Cliffs – Prentice Hall. ISBN: 0-13-205626-7

5. Metcalf & Eddy, Inc (Ed.) (2003) Wastewater engineering: treatment and reuse. 4th ed. McGraw-Hill. ISBN: 0-07- 112250-8.