Laboratório de Expressão Musical e Musicoterapia

N/A

Esta unidade curricular organiza-se em aulas teórico-práticas de forma a possibilitar a análise de conceitos e a sua integração prática nos diversos contextos.

Serão promovidos momentos de análise, discussão / debate de temas relevantes, nos quais se valorizará o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos.

Será proporcionado, sempre que possível, o contacto com diferentes comunidades, realizado através de visitas de estudo ou momentos de observação.

A síntese dos conhecimentos e vivências experienciadas pelos alunos deverá constar de relatórios individuais, construídos no final de cada de aula, ao longo do processo de aprendizagem.

1. Promover a orientação para actividades de  expressão musical / musicoterapia.

2. Utilizar técnicas psicomusicais em diversos contextos

3. Integrar a musicoterapia e a expressão musical no contexto de intervenção comunitária.

4. Integrar no espaço e no tempo os recursos e metodologias da expressão musical

5. Utilizar a comunicação não-verbal como um contributo ao desenvolvimento de competências relacionais.

6. Eleger ambientes sonoros potenciadores do bem estar integral do indivíduo

7. Reconhecer a identidade sonoro-musical como elemento potenciador no processo de intervenção musical.

1. Musicoterapia

1.1. Definição

1.3. Enquadramento histórico

1.4. Princípios e fundamentos

1.5. Aplicações em gerontologia

2. Expressão Musical

2.1. Princípios elementares do trabalho com a Expressão Musical

2.2. Elementos de história da Música e Etnomusicologia e sua aplicação na intervenção musical

2.3. A Prática Vocal e Instrumental na intervenção através da Expressão Musical

3. Actividade Musical em diferentes contextos sociais

3.1.Técnicas musicais e psicomusicais utilizadas em diferentes contextos

3.2. A música como meio para o desenvolvimento de objectivos extra-musicais

3.3. A música e os espaços

3.4. Planificação, implementação e avaliação de atividades de expressão musical em diferentes contextos

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos realizados nas aulas - 50.0%
  • - Projeto Final (30% para conceção; 20% apresentação) - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Berrocal, J. (2013). Música y neurociencia: la musicoterapia: Sus fundamentos, efectos y aplicaciones terpéuticas. Barcelona: Ed.UOC. ISBN:978-84-9788-762-

Betés de Toro, M. (2000). Fundamentos de Musicoterapia. Madrid: Morata

Bruscia, K. (2014). Definig Music Therapy (3rd Edition). Barcelona Publishers. ISBN: 978-1-937440572

Colwell, C.  (2005). An Orff approach to music therapy. The Eco Voices, Vol. 38, nº1

Ferreri, Laura & Bigand, Emmanuel & Moussard, Aline & Tillmann, Barbara. (2019). Music and the aging brain. 10.1093/oxfordhb/9780198804123.013.25.

ILARI, B. (2006). Música, Comportamento Social e Relações Interpessoais. Psicolologia em Estudo, 11(1): 191-198.

PALHEIROS, G.B. (2003). Educação Musical em Diferentes Contextos. in Revista de Educação da APEM, 117:5-18. Lisboa: APEM.

Pereyra, G. (2013). Musicoterapia: iniciación, técnicas y exercicios. Barcelona: Ed Robinbook. ISBN: 978-84-15256-50-2