Laboratório de Expressão Musical e Musicoterapia

Esta unidade curricular organiza-se em aulas teórico-práticas de forma a possibilitar a análise de conceitos e a sua integração prática nos diversos contextos.

Serão promovidos momentos de análise, discussão / debate de temas relevantes, nos quais se valorizará o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos.

Será proporcionado, sempre que possível, o contacto com instituições geriátricas, realizado através de visitas de estudo ou pequenos estágios de observação.

A síntese dos conhecimentos e vivências experienciadas pelos alunos deverá constar de relatórios individuais, construídos no final de cada de aula, ao longo do processo de aprendizagem.

Avaliação contínua:

1. Trabalhos realizados nas aulas (50%)

2. Projecto final (50% – 30% para a concepção + 20% apresentação)

A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

1. Promover a orientação / encaminhamento da pessoa idosa para actividades de  expressão musical / musicoterapia.

2. Utilizar técnicas psicomusicais num contexto gerontológico.

3. Integrar a musicoterapia e a expressão musical no contexto de intervenção da pessoa idosa.

4. Integrar no espaço e no tempo os recursos e metodologias da expressão musical

5. Utilizar a comunicação não-verbal como um contributo ao desenvolvimento de competências relacionais na pessoa idosa.

6. Eleger ambientes sonoros possibilitadores do bem estar integral da pessoa idosa

1. Musicoterapia

1.1. Definição

1.3. Enquadramento histórico

1.4. Princípios e fundamentos

1.5. Aplicações em gerontologia

2. Expressão Musical

2.1. Princípios elementares de Expressão Musical

2.2. Elementos de história da Música e Etnomusicologia:

2.2.1. Repertório Musical

2.2.2. A música Tradicional Portuguesa

2.3. A Prática Vocal e Instrumental em gerontologia

3. Atividade Musical em Gerontologia

3.1.Técnicas musicais e psicomusicais utilizadas em contexto gerontológico

3.2. A música como meio para o desenvolvimento de objetivos extra-musicais

3.3. A música e os espaços

3.4. Planificação, implementação e avaliação de atividades musicais em Gerontologia

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%

Berrocal, J. (2013). Música y neurociencia: la musicoterapia: Sus fundamentos, efectos y aplicaciones terpéuticas. Barcelona: Ed.UOC. ISBN:978-84-9788-762-

Betés de Toro, M. (2000). Fundamentos de Musicoterapia. Madrid: Morata

Bruscia, K. (2014). Definig Music Therapy (3rd Edition). Barcelona Publishers. ISBN: 978-1-937440572

Colwell, C.  (2005). An Orff approach to music therapy. The Eco Voices, Vol. 38, nº1

Ferreri, Laura & Bigand, Emmanuel & Moussard, Aline & Tillmann, Barbara. (2019). Music and the aging brain. 10.1093/oxfordhb/9780198804123.013.25.

Gomes, L. ; Amaral, J.B. (2012). “Os efeitos da utilização da música para os idosos: revisão sistemática”. Revista Enfermagem Contemporânea. 1(1): 103-117

Pereyra, G. (2013). Musicoterapia: iniciación, técnicas y exercicios. Barcelona: Ed Robinbook. ISBN: 978-84-15256-50-2

Zanini, C. R. O. (2003). “Envelhecimento saudável – o cantar e a gerontologia social”. Goiás. Revista da UFG