Laboratório de Multimédia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de multimédia (imagem, som, informática e comunicação).

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular pretende proporcionar uma experiência eminentemente prática, em que o cumprimento de atividades integradas num projeto conduzam ao contacto com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pelos docentes face à sua fundamentação e objetivo final.

A metodologia de avaliação valoriza o cumprimento dos prazos e metas do projeto, classificando a integração dos objetivos de aprendizagem e os requisitos dos produtos finais. Este projeto valoriza o trabalho em conjunto (80%), sem prejuízo de avaliar os alunos também individualmente em função das presenças, das contribuições ao longo das aulas e da apresentação do trabalho (20%). Apesar de ser recomendável o envolvimento num projeto, a avaliação por exame consta de uma componente prática (100%).

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:

• comunicar mensagens textuais, visuais e sonoras específicas a um determinado público-alvo utilizando modelos de comunicação/ informação;
• saber selecionar, analisar e conceber produtos gráficos e sonoros segundo critérios comunicacionais, estéticos e funcionais;
• saber definir, organizar e esquematizar conteúdos, interpretar e integrar em projectos multidisciplinares;
• conceber e editar produtos para publicação em suporte digital;
• proceder à publicação de conteúdos estáticos numa plataforma online.

Programa

A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:

• comunicar através de informação visual (e.g., fotografia) e sonora;

• planeamento e recolha de informação;

• hierarquia de conteúdos;

• fases de gestão de um projeto de produção de conteúdos: da fundamentação à execução e publicação;

• definição e execução de projetos de equipa;

• produção de conteúdos digitais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, R., Hnatiuk, D., & Weiss, D. (2017). Music supervision: The complete guide to selecting music for movies, tv, games & new media (2nd ed.). Omnibus Press.

Carroll, B. (2019). Writing and editing for digital media (4th ed.). Routledge.

Collins, M. J. (2017). Pro HTML5 with CSS, JavaScript, and multimedia: Complete website development and best practices. Apress.

Dunham, R. S. (2020). Multimedia reporting: How digital tools can improve journalism storytelling. Springer Nature.

Fehrle, J. & Schäfke-Zell, W. (2019). Adaptation in the age of media convergence. Amsterdam University Press.

Flanagan, D. (2020). JavaScript – The definitive guide: Master the world’s most-used programming language (7th ed.). O’Reilly Media.

Latin, M. (2021). Better web typography for a better web. Blurb.

Leonard, N., Way, A., & Santune, F.  (2020). Web and digital for graphic esigners. Bloomsbury Visual Arts.

MacDonald, M. (2013). HTML5: The missing manual (2nd ed.). O’Reilly Media.