Laboratório de Processos de Separação

As unidades curriculares do plano curricular de Bioengenharia de semestres anteriores mais relevantes para a compreensão dos conteúdos de Laboratórios de Processos de Separação são: Termodinâmica, Fenómenos de Transporte I, Fenómenos de Transporte II e Processos de Separação

Durante a aula experimental cada grupo é analisado tendo em consideração aspetos como: o comportamento, a responsabilidade, o funcionamento em equipa, o cumprimento das regras do laboratório e da disciplina, o desempenho/coordenação demonstrado na realização do trabalho, a utilização com aproveitamento do tempo da aula e a necessária preparação teórica para a realização experimental. No final da aula, os resultados obtidos são entregues ao docente e, cada elemento do grupo, tem que responder a questões escritas. A avaliação de cada trabalho tem em consideração os parâmetros relativos à componente experimental, a qualidade dos resultados obtidos, as respostas às questões escritas e a apreciação do relatório e sua discussão. Para obter aprovação na unidade curricular o aluno tem de ter ?10 valores, resultante da média das nove avaliações (oito relativas aos trabalhos práticos e uma correspondente à apresentação oral), não podendo, no entanto, ter mais do que 2 avaliações negativas.

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos: desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo; adquiram prática laboratorial em unidades à escala laboratorial e piloto, que demonstram operações unitárias usadas em processos do ramo da indústria química e biológica;
possam aplicar os conhecimentos de fenómenos de transporte, de termodinâmica e de processos de separação; sejam capazes de programar experiências; sejam capazes de analisar e criticar os resultados obtidos; adquiram prática na elaboração de relatórios escritos e na sua discussão oral. Pretende-se ainda desenvolver algumas competências genéricas, sendo de destacar: dotar os alunos de capacidade de comunicação, para a exposição de ideias e de problemas; dotar os alunos da capacidade de desenvolver relações interpessoais no seu grupo; incutir a preocupação pela qualidade; criar a capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões.

Os estudantes realizarão oito trabalhos experimentais:
Trabalho 1: Determinação do equilíbrio líquido-vapor para uma mistura binária
Trabalho 2: Destilação de uma mistura binária azeotrópica
Trabalho 3: Determinação experimental da rugosidade num tubo
Trabalho 4: Avaliação do desempenho de uma bomba e de um sistema de bombas associadas em série e em paralelo
Trabalho 5: Estudo do processo de filtração a pressão constante
Trabalho 6: Estudo do processo de sedimentação de suspensões de carbonato de cálcio
Trabalho 7: Estudo do processo de transferência de calor num permutador de tubos concêntricos
Trabalho 8: Secagem de um sólido húmido num secador de tabuleiros
Apresentação oral de Trabalhos
No final do semestre haverá uma aula para apresentações orais, onde cada grupo expõe um dos trabalhos experimentais realizados e que poderá incluir a análise de resultados experimentais de outros grupos. Após a apresentação seguir-se-á um período de discussão.

3. Ibarz, A. e Barbosa-Cánovas, G.V., Unit Operations in Food Engineering (Food Preservation Technology Series), CRC Press, Boca Raton, Florida, 2003.

4. Incropera, F.P., DeWitt, D.P., Bergman, T.L. e Lavine, A.S., Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 6ª edição, John Wiley & Sons, 2007.

2. Coulson, J.M. e Richardson, J.F., Chemical Engineering (vol. 2), 2ª edição, Pergamon Press Inc., New York, 1968.

1. Çengel, Y.A. e Cimbala, J.M., Fluid Mechanics: Fundamentals and Applications, McGraw-Hill Companies, Inc., 2006.