Laboratório de Som II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A aprendizagem terá lugar a partir de uma prática efectiva em cada uma das rubricas previstas, pelo que cada aluno (ou grupo de alunos) desenvolverá acções concretas propostas pelo professor ou sugeridas pelos próprios de acordo com as suas preferências ou necessidades, tendo sempre como objectivo a sua aplicação em projectos concretos. Poderão algumas matérias ser apresentadas pelos alunos, por sugestão do docente, o qual acompanhará a pesquisa dos alunos com vista a uma apresentação posterior dos resultados à turma. Numa perspectiva eminentemente prática, todas as rubricas programáticas se traduzirão em tarefas concretas a realizar por cada um dos alunos.

Avaliação é exclusivamente contínua.

Qualidade da participação nas aulas, autonomia, interesse – 20 %
Média simples dos trabalhos práticos realizados – 80 %

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que os alunos sejam capazes de produzir um documento áudio simples, com recurso a técnica de edição digital, pressupondo a possibilidade de captarem material áudio (por microfone ou sinal de linha). Deverão os alunos ser capazes de trabalhar em ambiente multipista, misturar e inserir efeitos, bem como estabelecer a relação entre som e vídeo.

Programa

1. A CADEIA ELECTROACÚSTICA
a) O sistema de som: história, evolução, características e critérios de utilização
b) Lei de Ohm
c) Critérios de audição: mono e stereo.Palco sonoro e gama dinâmica.

2. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO ÁUDIO
a) Introdução; conceitos informáticos básicos
b) Diferentes plataformas e suas especificidades
c) O home studio; o hardware e o software

3. ÁUDIO DIGITAL
a) Introdução
b) Conceitos básicos: frequência de amostragem, descodificação A/D e D/A, resolução, dithering, aliasing, teorema de Nyquist
c) O sinal digital no áudio: especificidades
d) Software dedicado: a DAW (digital audio workstation): captação, edição, mistura, inserção de efeitos, masterização

4. APLICAÇÃO DE ÁUDIO EM VÍDEO
a) ADR, Sound FX, som ambiente e Foley.
b) Som e música para imagem

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMENT, V. T. (2009). The Foley Grail: The Art of Performing Sound for film, games, and Animation. Focal Press an imprint of Elsevier.

BARTLETT, B., & Bartlett, J. (2017). Practical recording techniques: The step-by-step approach to professional audio recording. Routledge.

BEAUCHAMP, R. (2017). Designing sound for animation. CRC Press.

COREY, J., & Benson, D. H. (2017). Audio production and critical listening: Technical ear training. Routledge, Taylor & Francis Group.

FONSECA, Nuno (2012). Introdução à Engenharia de som. FCA

HUBER, D. M. & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques. Focal Press.

MARQUES, M. P. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Ed. FCA.

RAYBURN, R. (2019). Eargle’s microphone book: From Mono to stereo to surround. Routledge.

ROSE, J. (2017). Producing great sound for film and video: Expert tips from preproduction to Final Mix. Focal Press.

SALTZMAN, S. (2015). Music editing for film and television: The art and the process. Focal Press.