Laboratório Integrado I

Conhecimentos de Base Recomendados

Chemistry

Métodos de Ensino

Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os trabalhos experimentais. Inicialmente é apresentado o procedimento a executar e verifica-se a validade dos cálculos preparatórios realizados pelos alunos. De seguida os alunos executam, com autonomia, o procedimento e o tratamento dos resultados, sob a assistência do docente. Durante as aulas os alunos são confrontados com questões pertinentes para avaliar como se prepararam e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No fim da realização do trabalho é feita uma discussão oral onde são discutidos os conceitos teóricos e os resultados obtidos. São ainda analisados os relatórios elaborados. A avaliação é contínua e tem em conta: A) Avaliação diagnóstica (10%); B) Relatório de Procedimentos de Segurança (5%); C) Relatórios (40%); D) Avaliação do desempenho nas aulas (20%) e E) Teste prático individual, com nota mínima de 9 valores (25%). A classificação final é obtida pela soma das contribuições das várias componentes.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é fornecer ao estudante os fundamentos teóricos e aprendizagem prática de Química Laboratorial e
Química Analítica, permitindo-lhe que acompanhe, na prática, conceitos básicos lecionados em disciplinas teóricas como a Química.
Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) capacidade de realizar trabalho em grupo; ii) capacidade de organizar e gerir a
realização de trabalho; iii) capacidade de reportar o trabalho realizado (oralmente e na forma de relatório) e de discutir e analisar os resultados
experimentais obtidos; iv) capacidade de utilizar convenientemente o diverso material e equipamento laboratorial; v) capacidade de preparar e
estandardizar soluções utilizadas em análise química.

Programa

Assuntos Teóricos:
Regras de segurança em laboratórios. Manuseamento de material de vidro graduado e equipamento de uso comum. Avaliação estatística, apresentação, interpretação e validação de resultados analíticos. Preparação de soluções. Titulações ácido-base, de oxidação-redução, precipitação e complexação. Titulação potenciométrica.
Trabalhos Experimentais a realizar:
1. Calibração de uma pipeta
2. Determinação da concentração de permanganato de potássio numa amostra por espectroscopia UV/VIS
3. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de HCl e NaOH
4. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de nitrato de prata e determinação de cloretos no leite
5. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de EDTA e determinação do cálcio e do magnésio no leite
6. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de tiossulfato de sódio e determinação do oxigénio dissolvido na água pelo método de Winkler
7. Titulação potenciométrica de uma solução de ácido ascórbico

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - CF=(0.1*A+0.05*B+0.4*C+0.2*D+0.25*E) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kenkel,J., Analytical Chemistry for Technicians, CRC Press, 2003.

Skoog, D.A, West, D-M., Holler, F.J., Crouch, S.F. Química Analítica, McGraw-Hill, 7ªEd, 2000.

Aléxeev, V. Análise Quantitativa, Ed Lopes da Silva, 3ªEd, 1980.

Harris, D.C., Exploring Chemistry Analysis, Freeman Ed, 2001.

Rouessac, F. and Rouessac, A., Chemical Analysis: Modern Instrumentation Methods and Techniques, John Wiley & Sons, 2000.

Simões, J.M., Lampreia, I., Santos, F., Norberto, M.F., Pamplona, M.T., Meireles, M.M., Guia de Laboratório em Química e Bioquímica, Lidel, 2ª Ed,
2008.

Patnaik, P., Deans’s Analytical Chemistry Handbook, McGraw-Hill, 2004.

Vidal, M.M., Filipe, O. e Costa, M.C., Química no Laboratório. 2ª edição, 100luz., 2010.