Língua Estrangeira – Francês

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exercícios de gramática (reflexão, sistematização e aplicação)

Exercícios para o desenvolvimento da compreensão escrita

Exercícios visando o desenvolvimento da compreensão oral

Actividades conducentes ao desenvolvimento de competências de expressão oral:

Exercícios fonéticos e de leitura

Curtas exposições orais

Descrição de pessoas, lugares e situações

Expressão de pensamentos e emoções

Interacção verbal e argumentação

Exercícios de produção escrita:

Respostas a questionários

Redacção de curtos textos

Tradução de pequenos textos

Exercícios de transformação

A avaliação de frequência terá por base :

– assiduidade, participação nas aulas e trabalhos (20%);

– um teste escrito (80%). Se, no teste escrito, o aluno obtiver entre 7,5 e 9,4 valores será chamado a

submeter-se a uma prova oral. Será feita a média das duas classificações.

Avaliação por exame (100%)

 

Resultados de Aprendizagem

A. Competências de compreensão e expressão escrita e oral

1- compreender expressões e vocabulário para viajar com autonomia acedendo à informação cultural e civilizacional.

2–ler textos e pronunciar correctamente.

3–comunicar em situações do dia-a-dia, exprimir um ponto de vista pessoal ou de natureza civilizacional ou cultural.

4–utilizar a língua francesa em conversas curtas.

5-escrever mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata, de exprimir uma opinião de carácter civilizacional ou cultural.

B. Competências socioculturais e interculturais

1–reconhecer traços específicos do quotidiano;

2–conhecer características específicas de comportamento nas relações interpessoais;

3–reconhecer gestos e acções específicos da comunicação não verbal;

4–conhecer convenções relativas à hospitalidade e aos hábitos;

5-conhecer algumas características geográficas, civilizacionais e culturais da França e dos países francófonos.

Programa

Conteúdos comunicativos:

Saluer et dire au revoir

Se présenter

Donner l’identité de quelqu’un

Engager la conversation

Féliciter/Apprécier

Proposer et accepter/refuser une proposition

Faire des compliments

Décrire quelqu’un

Exprimer ses doutes

Exprimer ses goûts

Résumer et raconter

Conteúdos linguísticos:

Pronoms sujets

Verbes demander, manger, avoir, être, faire, sortir (ou partir), prendre, mettre, aller et les verbes

pronominaux au Présent de l’Indicatif

Le passé et le futur

Négation

Nationalités et professions

Les formules de salutation

Formules de félicitation

Professions

Lexique des sentiments

Marques de l’insistance

Expression du temps

Description

La quantité

La possession

. Conteúdos socioculturais:

Les manières de se saluer

Les courses

L’alimentation

Les vêtements

Le temps

L’école

La politesse

Le tutoiement et le vouvoiement

Les gestes et attitudes de joie et de mécontentement

Les fêtes.

Géographie

Les événements historiques les plus importants

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - participação nas aulas - 20.0%
  • - teste - 80.0%
Exame
  • - teste - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dicionários e gramáticas / Dictionaries and grammar books:

Le petit Robert

Dicionário Verbo/ Hachette. Francês/Português, Editorial Verbo,

Grégoire, Maia, Grammaire Progressive du Français. Niveau débutant. Clé International/Porto editora.

Manuais / Textbooks

Dollez, Catherine et Né, Marie-Françoise, Forum. Méthode de Français 1, Hachette Livre, Paris, 2006.

Roesch, Roselyne et Rolle-Harold, Rosalba, La France au quotidien, Pug, Grenoble, 2006.

O material para as aulas de Francês, bem como outras referências bibliográficas que se revelem

necessárias, será fornecido aos alunos ao longo do semestre.

The material for the classes, as well as further reading references, will be supplied to the students

throughout the semester.

Sítios Internet / Websites:

http://french.about.com/library/weekly/aa051801b.htm

http://www.academie-francaise.fr/langue/questions.html

http://persocite.francite.com/progresser/

http://www.bonjourdefrance.com/index/indexgram.htm