Língua Estrangeira I – Inglês

Inglês A2-B1 ou B1

Exercícios de gramática
. Exercícios de leitura: leitura intensiva e em extensão, significado em contexto, regras de pronúncia
. Exercícios de compreensão oral:
– Textos áudio e tomada de notas
– Visionamento de documentários
. Exercícios de conversação:
– Debates
– Curtas exposições orais
. Exercícios de produção escrita:
– Tradução de excertos
– Resumo e paráfrase

Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 65% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito). A participação na aula representa 35%.

O programa da disciplina de Inglês I do Curso de Turismo tem como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos anteriores, fornecendo aos alunos as competências necessárias para que possam comunicar de forma eficaz em diferentes contextos do quotidiano, e sobretudo, em contexto profissional de turismo. Visa, ainda, desenvolver a capacidade de análise de informação direta ou indiretamente relacionada com o turismo e viagens.
Este programa foi concebido no sentido de permitir que os alunos que frequentam esta unidade curricular adquiram as competências descritas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, correspondentes ao perfil de utilizador independente B1-B2.

As temáticas a abordar compreenderão assuntos pertinentes para a área do Turismo e das viagens, designadamente através da leitura e análise de textos autênticos retirados de publicações relacionadas com esta área, do manual aconselhado ou de material multimédia.
Serão também abordados temas afins, como questões ambientais e sustentabilidade, geografia política e cultura, e que vão ao encontro do interesse de futuros profissionais de turismo, além de se familiarizarem com o património da UNESCO em Portugal.
. Conteúdos lexicais:
Os alunos deverão expandir o seu inventário lexical através da aquisição de vocabulário relativo aos conteúdos temáticos estudados, em especial, destinos turísticos, países e nacionalidades, turismo ecológico.
. Conteúdos gramaticais:
– Revisão de estruturas gramaticais previamente estudadas (Revisão dos tempos verbais, preposições com verbos, substantivos e adjectivos), substantivos “uncountable”.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 35.0%
  • - Frequência - 65.0%

Condé Nast Traveller

Cup Vince, M. (2010). Intermediate Language Practice. MacMillan.

Longman Dictionary of Contemporary English for Advanced Learners (2014). Longman. 6th Edition.

Macmillan’s Phrasal Verbs Plus (2004). Macmillan.

National Geographic Traveller

Oxford Learners’ Thesaurus – a dictionary of synonyms (2008). Oxford University Press.

Rundell, M. (2002). MacMillan English Dictionary for Advanced Learners. MacMillan.

Redman, Stuart (2011). English Vocabulary in Use, Intermediate. Cambridge University Press.

Reading and listening comprehension resources will be provided.

Santamaria, J. C. (2023). Step up (Skills for employability) – A2+ Coursebook and ebook. Pearson.

Strutt, Peter (2013). English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook. Pearson.

Swan, M. (2012). Practical English Usage. Oxford University Press. 4th Edition

Swan, M. & Walter, C. (1997). How English Works. Oxford University Press.