Língua Estrangeira I – Inglês

Conhecimento da língua inglesa de nível B1 ou, pelo menos, A2-B1. Presume-se que os alunos têm conhecimentos gerais de geografia política e interesse por património edificado ou natural.

Metodologia eminentemente prática, consistindo em:
Exercícios de gramática
. Exercícios de leitura: leitura intensiva e em extensão, significado em contexto, regras de pronúncia
. Exercícios de compreensão oral:
– Textos audio, DVDs e tomada de notas
– Visionamento de documentários
. Exercícios de conversação:
– Debates
– Curtas exposições orais
. Exercícios de produção escrita:
– Composições curtas
– Tradução de excertos
– Resumo e paráfrase.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 65% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito). A participação na aula representa 35%.

O programa da disciplina de Inglês I do Curso de Turismo tem como objectivo consolidar e aprofundar conhecimentos anteriores, fornecendo aos alunos as competências necessárias para que possam comunicar de forma eficaz em diferentes contextos do quotidiano, e sobretudo, em contexto profissional de turismo. Visa, ainda, desenvolver a capacidade de análise de informação directa ou indirectamente relacionada com o turismo e viagens.
Este programa foi concebido no sentido de permitir que os alunos que frequentam esta unidade curricular adquiram as competências descritas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, correspondentes ao perfil de utilizador independente B1-B2.

As temáticas a abordar compreenderão assuntos pertinentes para a área do Turismo e das viagens, designadamente através da leitura e análise de textos autênticos retirados de publicações relacionadas com esta área, do manual aconselhado ou de material multimédia.
Serão também abordados temas afins, como questões ambientais e sustentabilidade, geografia política e cultura, e que vão ao encontro do interesse de futuros profissionais de turismo, além de se familiarizarem com o património da UNESCO em Portugal.
. Conteúdos lexicais:
Os alunos deverão expandir o seu inventário lexical através da aquisição de vocabulário relativo aos conteúdos temáticos estudados, em especial, destinos turísticos, países e nacionalidades, turismo ecológico.
. Conteúdos gramaticais:
– Revisão de estruturas gramaticais previamente estudadas (Revisão dos tempos verbais, preposições com verbos, substantivos e adjectivos), substantivos “uncountable”.

Maria Leonor Gambini de Sousa Guedes

Avaliação final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Participação na aula - 35.0%
  • - Teste escrito - 65.0%

VINCE, Michael (2011) Advanced Language Practice. MacMillan.

STRUTT, Peter (2013) English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook, Pearson.

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture.

National Geographic Traveler, Travelling Books, and Portugal’s Unesco World Heritage list.

SWAN, Michael (2012) Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.

MACMILLAN, English Dictionary for Advanced Learners.