Língua Estrangeira II – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projeção de vídeos, pequenos documentários e filmes, exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação ativa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 65% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito e oral). A participação na aula representa 35%. Os alunos com menos de 75% de presenças terão que realizar um teste oral individual.

Resultados de Aprendizagem

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida;
– Saber descrever sumariamente sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Programa

Criar um inventário lexical e rever estruturas gramaticais que é suposto os alunos terem aprendido previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto
– Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Fazer ditados, resumir, traduzir
– Léxico: Sinónimos, antónimos, palavras homófonas e homónimas, plurais irregulares;
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política
– Componente gramatical: Revisão de tempos verbais complexos; gerúndios e infinitivos; cloze tests.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 65.0%
  • - Assiduidade e Participação - 35.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners
MCCARTHY, Michael and Felicity O’DELL – English Vocabulary in Use- Advanced, CUP
HARRAP’s English Thesaurus
WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2007
National Geographic Traveler
UNESCO World Heritage List (unesco.org)
BONNEVILLE, PATRICK and Philippe HEMONO – The World Heritage (UNESCO’s classified sites)
VINCE, Michael – Advanced Language Practice, MacMillan