Língua Estrangeira II – Inglês

Conhecimento da língua inglesa a nível de B1 ou B2, supostamente adquiridos anteriormente e consolidados na unidade curricular de Inglês I.

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projecção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (dois testes escritos, cada um com o peso de 40% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito e oral). A participação na aula representa 20%.

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correcta e eficazmente em contexto profissional
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida
– Saber descrever sumariamente sítios e monumentos
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo
– Atingir o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever estruturas gramaticais que é suposto os alunos terem aprendido previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos directa ou indirectamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto
– Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Fazer ditados, resumir, traduzir
– Léxico: Sinónimos, antónimos, palavras homófonas e homónimas, plurais irregulares;
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política
– Componente gramatical: Revisão de tempos verbais complexos; gerúndios e infinitivos; orações concessivas e causais.

Maria Leonor Gambini de Sousa Guedes

Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Participação na aula - 20.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture

HARRAP’s English Thesaurus

UNESCO World Heritage List (unesco.org)

National Geographic Traveler

501 Must-Visit Islands, Bounty Books, Octopus Publising Group Limited, 2008.

MCCARTHY, Michael and Felicity O’DELL – English Vocabulary in Use- Advanced, CUP

WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2011

VINCE, Michael – Advanced Language Practice, MacMillan