Língua Estrangeira III – Inglês

N/A

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, visionamento de documentários e vídeos a partir da Internet, exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada. Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 60% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito e oral). A participação activa na aula representa 40%.

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida;
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. Serão visionados documentários e notícias em canais de língua inglesa (BBC World).
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto;
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos;
– Expressão escrita: Resumir, retroverter;
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política;
– Componente gramatical: Orações condicionais e concessivas, “phrasal verbs”, preposições com adjectivos, nomes e verbos; “cloze tests” e exercícios de “filling the gaps” a nível avançado.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%