Língua Estrangeira III – Inglês

Inglês nivel B1/B2.

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, visionamento de documentários e vídeos a partir da Internet, exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada. Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 60% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito e oral). A participação activa na aula representa 40%.

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida;
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. Serão visionados documentários e notícias em canais de língua inglesa (BBC World).
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto;
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos;
– Expressão escrita: Resumir, retroverter;
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política;
– Componente gramatical: Orações condicionais e concessivas, “phrasal verbs”, preposições com adjectivos, nomes e verbos; “cloze tests” e exercícios de “filling the gaps” a nível avançado.

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Condé Nast Traveller

Dubicka, I., O’Keeffe, M., & Rosenberg, M. (2023). Step up (Skills for employability) – B2+ Coursebook and ebook. Pearson.

Hewing, M. (2013). Advanced Grammar in Use. Cambridge University Press.

Longman Dictionary of Contemporary English for Advanced Learners (2014). Longman. 6th Edition.

Macmillan’s Phrasal Verbs Plus (2004). Macmillan.

National Geographic Traveller

Oxford Learners’ Thesaurus – a dictionary of synonyms (2008). Oxford University Press.

Rundell, M. (2002). MacMillan English Dictionary for Advanced Learners. MacMillan.

Reading and listening comprehension resources will be provided.

Strutt, Peter (2013). English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook. Pearson.

Swan, M. (2012). Practical English Usage. Oxford University Press. 4th Edition

Vince, M. (2014). Language Practice for Advanced English Grammar and Vocabulary. MacMillan. 4th Edition.

Wyatt, Rawdon (2007). Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism. A & C Black.

UNESCO World Heritage List