Língua Estrangeira IV – Francês

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Exercícios de gramática (reflexão, sistematização e aplicação)
Exercícios para o desenvolvimento da compreensão escrita
Exercícios visando o desenvolvimento da compreensão oral
Actividades conducentes ao desenvolvimento de competências de expressão oral:
Exercícios fonéticos e de leitura
Curtas exposições orais
Descrição de pessoas, lugares e situações
Interacção verbal e argumentação
Exercícios de produção escrita:
Respostas a questionários
Redação de curtos textos
Tradução de pequenos textos
Exercícios de transformação
Privilegiar-se-á uma metodologia ativa que incentive a pesquisa individual e a participação dos alunos nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências comunicativas gerais e profissionais no domínio específico do Turismo, reforçando os conhecimentos já adquiridos em língua francesa. Assim, o programa foi concebido no sentido de os alunos adquirirem as competências descritas no QECRL, correspondentes ao perfil de utilizador A1-A2.

Domínio de técnicas de compreensão e expressão escrita e oral em FLE:

Compreensão oral – Compreender mensagens orais simples em situações correntes do quotidiano e específicas do domínio do Turismo.

Compreensão escrita – Compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia a dia e relacionada com o domínio do Turismo.

Produção oral – Produzir mensagens orais simples em situações correntes do quotidiano e específicas do domínio do Turismo.

Produção escrita – Ser capaz de escrever um pequeno texto de forma simples sobre assuntos conhecidos ou referentes a situações básicas do domínio do Turismo.

Domínio de competências socioculturais e interculturais.

Programa

1. Conteúdos comunicativos:
Saluer et prendre congé
Se présenter, présenter son métier
Présenter une entreprise touristique
Savoir répondre au téléphone
Prendre note d’un message téléphonique
Lire un plan
Indiquer une direction
Lire un indicateur horaire
Informer sur les horaires
Expliquer un billet de train
Prendre une réservation
2 . Conteúdos linguísticos:
Indicatif présent : verbes réguliers et irréguliers
Impératif présent
C’est / Il est

Articles définis et indéfinis

Articles définis contractés
Adjectifs de nationalité
Nom de pays et états et des langues
Nombres cardinaux et ordinaux
Il faut + infinitif
Expression du temps : heures et dates, autres marqueurs temporels
Prépositions de lieu et de directions
L’interrogation
3. Conteúdos socioculturais
La politesse
Le tutoiement et le vouvoiement
Les métiers du tourisme
Les voyages (le train et l’avion)
Les loisirs
Les jours fériés
4. Outros conteúdos gramaticais e lexicais de acordo com as necessidades manifestadas.

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste escrito e oral 1 - 50.0%
  • - Teste escrito e oral 2 - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Dicionários e gramáticas
Le petit Robert
GREGOIRE, Maia, Grammaire progressive du français (niveau débutant), Clé
International/Porto Editora, 2003.
GRÉGOIRE, Maïa, THIÉVENAZ, Odile, Grammaire progressive du français (niveau
intermédiaire), Clé international/Porto Editora, 2002.
• Manuais
CALMY, Anne-Marie, Le français du tourisme, Paris, Hachette Livre, 2004.
CORBEAU, Sophie, DUBOIS, Chantal, PENFORNIS, Jean-Luc, tourisme.com, Clé
International, Paris, 2004.
TAUZIN, Béatrice, DUBOIS, Anne-Lyse, Objectif express 1, Hachette Livre, Paris, 2006.
• Sítios Internet
www.academie-francaise.fr/langue/questions.html
www.bonjourdefrance.com/index/indexgram.htm
www.tourisme.fr – Fédération nationale des offices de tourisme et syndicats d’initiative en France

www.franceguide.com – Site officiel du tourisme en France
www.atout-france.fr – Site des professionnels du tourisme français
www.snav.org – Organisation nationale des professionnels du voyage