Língua Estrangeira IV – Inglês

Não Aplicável

Ao longo das aulas, serão distribuídas tarefas de cariz prático – leitura e interpretação de textos, consulta e exercícios vocabulares, exercícios práticos gramaticais e exercícios de compreensão e produção oral. Haverá também momentos de exposição teórica das matérias abordadas. A participação ativa nas aulas é estimulada, tendo os alunos que elaborar uma apresentação oral que representa 30% . Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito 70% e apresentação oral 30%) e avaliação final (exame escrito 100%).

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluída;
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no setor, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais.
O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto.
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos.
– Expressão escrita: Resumir, retroverter.
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política.
– Componente gramatical: “phrasal verbs”; inversão; tempos verbais; “modal verbs”; preposições; “if-clauses”.

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

BERLITZ, Portugal, Pocket Guide, 2010.
BONNEVILLE, PATRICK and Philippe HEMONO – The World Heritage (UNESCO’s classified sites).
HARRAP’s English Thesaurus.
HEWINGS, Martin – Advanced Grammar in Use, CUP.
LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture.
MACMILLAN, Phrasal Verbs Plus, Cambridge University Press. MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners.
National Geographic Traveler.
UNESCO World Heritage List (unesco.org).
WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2012.