Língua Estrangeira IV – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável

Métodos de Ensino

Ao longo das aulas, serão distribuídas tarefas de cariz prático – leitura e interpretação de textos, consulta e exercícios vocabulares, exercícios práticos gramaticais e exercícios de compreensão e produção oral. Haverá também momentos de exposição teórica das matérias abordadas. A participação ativa nas aulas é estimulada, tendo os alunos que elaborar uma apresentação oral que representa 30% . Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito 70% e apresentação oral 30%) e avaliação final (exame escrito 100%).

Resultados de Aprendizagem

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluída;
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no setor, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Programa

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais.
O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto.
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos.
– Expressão escrita: Resumir, retroverter.
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política.
– Componente gramatical: “phrasal verbs”; inversão; tempos verbais; “modal verbs”; preposições; “if-clauses”.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BBC Travel (online)

Condé Nast Traveler (online)

Clare, A., Wilson, J. J. (2023). Speak out (3rd edition) – B2 Student’s book and eBook. Pearson.

Dubicka, I., O’Keeffe, M., & Rosenberg, M. (2023). Step up (Skills for employability) – C1 Coursebook and ebook. Pearson.

Hewing, M. (2013). Advanced Grammar in Use. Cambridge University Press.

Longman Dictionary of Contemporary English for Advanced Learners (2014). Longman. 6th Edition.

Macmillan’s Phrasal Verbs Plus (2004). Macmillan.

National Geographic Traveller (online)

Oxford Learners’ Thesaurus – a dictionary of synonyms (2008). Oxford University Press.

Rundell, M. (2002). MacMillan English Dictionary for Advanced Learners. MacMillan.

Reading and listening comprehension resources will be provided.

Strutt, P. (2013). English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook. Pearson.

Strutt, P. (2010). Market Leader – Business Grammar and Usage. Pearson Longman (New Edition).

Swan, M. (2012). Practical English Usage. Oxford University Press. 4th Edition.

Vince, M. (2014). Language Practice for Advanced English Grammar and Vocabulary. MacMillan. 4th Edition.

World Travel and Tourism Council (WTTC) (online)

World Travel Organisation (WTO) (online)

Wyatt, R. (2007). Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism. A & C Black.

UNESCO World Heritage List