Língua Estrangeira V – Inglês

Conhecimento da língua inglesa de nível B2 ou C1, supostamente adquiridos nas unidades curriculares anteriores do Curso.

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projecção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (dois testes escritos, cada um com o peso de 30%) e avaliação final (exame escrito). A participação na aula representa 40%.

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correcta e eficazmente em contexto profissional
– Dominar estruturas sintácticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos, sua tradução e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida
– Familiarizar-se com o património da UNESCO a nível mundial, em língua inglesa
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo
– Consolidar o nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever estruturas gramaticais que é suposto os alunos terem aprendido previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos directa ou indirectamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais e viagens. A este nível será dado destaque à tradução de material fornecido nas aulas (livros, revistas da especialidade e sites da Internet).
– Leitura: Pronúncia, leitura focalizada, significado em contexto
– Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Traduzir, parafrasear e retroverter
– Léxico: Antónimos, palavras homófonas e homónimas; formação de palavras;
– Expansão vocabular: Novas tendências em turismo, património.

Maria Leonor Gambini de Sousa Guedes

Avaliação contínua
  • - Testes escritos - 80.0%
  • - Participação na aula - 20.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

nationalgeographic.com

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture

WATKINS, Steve, Marc Schlossman, Clare Jones – Unforgettable Places: Unique Sites and Experiences Around the World, Firefly Books, 2009.

VINCE, Michael – Advanced Language Practice, MacMillan

MACMILLAN’s Phrasal Verbs Plus

HARRAP’s English Thesaurus

WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2011