Língua Estrangeira V – Inglês

Nível B2-C1 ou C1de Inglês.

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projeção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. O visionamento de notícias e documentários em canais de língua inglesa será uma constante. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação ativa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua – um teste escrito (50%), trabalho e participação na aula (50%) – e avaliação final (exame escrito).

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos, sua tradução e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida
– Familiarizar-se com o património da UNESCO a nível mundial, em língua inglesa
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo
– Consolidar o nível C1-C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Criar um inventário lexical e rever estruturas gramaticais que é suposto os alunos terem aprendido previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais e viagens. A este nível será dado destaque à tradução de material fornecido nas aulas (livros, revistas da especialidade e sites da Internet).
– Leitura: Pronúncia, leitura focalizada, significado em contexto;
– Expressão oral: Expressar opiniões, debater tópicos;
– Expressão escrita: Traduzir, parafrasear e retroverter;
– Léxico: Antónimos, palavras homófonas e homónimas; formação de palavras;
– Expansão vocabular: Novas tendências em turismo e património.

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Condé Nast Traveller

Dubicka, I., O’Keeffe, M., & Rosenberg, M. (2023). Step up (Skills for employability) – C1 Coursebook and ebook. Pearson.

Hewing, M. (2013). Advanced Grammar in Use. Cambridge University Press.

Longman Dictionary of Contemporary English for Advanced Learners (2014). Longman. 6th Edition.

Macmillan’s Phrasal Verbs Plus (2004). Macmillan.

National Geographic Traveller

Oxford Learners’ Thesaurus – a dictionary of synonyms (2008). Oxford University Press.

Rundell, M. (2002). MacMillan English Dictionary for Advanced Learners. MacMillan.

Reading and listening comprehension resources will be provided.

Strutt, Peter (2013). English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook. Pearson.

Swan, M. (2012). Practical English Usage. Oxford University Press. 4th Edition

Vince, M. (2014). Language Practice for Advanced English Grammar and Vocabulary. MacMillan. 4th Edition.

Wyatt, Rawdon (2007). Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism. A & C Black.

UNESCO World Heritage List