Língua Gestual Portuguesa I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual, no que concerne ao módulo de LGP e no de História, as aulas serão de caráter expositivo.
A avaliação incidirá nos seguintes parâmetros:
Realização de Trabalhos de Casa + Relatórios ou trabalhos equivalentes + Assiduidade e Participação = 15%
Trabalho autónomo: Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa = 35%
Realização de uma frequência = 50%

Resultados de Aprendizagem

A necessidade de alteração da UC prendeu-se não apenas com a atualização científica, mas também e sobretudo com o facto de o curso ter sido avaliado pela A3ES, e dai ter resultado uma formação muito distinta e diversa da anterior, nomeadamente a carga horária. Pretende-se que o aluno conheça e controle o corpo e os elementos corporais (movimento corporal e das mãos, a expressão facial e o espaço tridimensional – elementos expressivos do estudo do movimento) que estão presentes na Língua Gestual Portuguesa; possuir competência comunicativa na compreensão e enunciação da Língua Gestual Portuguesa a um nível elementar; compreender e valorizar a História e a cultura surda. Espera-se que os alunos ao finalizarem esta unidade curricular sejam capazes de entender o seu próprio corpo na vertente expressiva e que possuam competências linguísticas gestuais básicas, bem como conhecimentos estruturais da LGP, linguísticas e históricas da Comunidade Surda portuguesa.

Programa

Conteúdos lexicais:
– Saudações e cumprimentos;
– Indivíduo;
– Cores;
– Família;
– Números;
– Horas;
– Dias da semana;
– Meses do Ano;
– Estações do ano;
– Tempo climatérico;
– Cidades de Portugal;
– As profissões.
Conteúdos gramaticais:
– A interrogativa na LGP;
– As adversativas;
– A negativa.
Conteúdos Linguístico-culturais:
– A Comunidade Surda Portuguesa e a LGP;
– O congresso de Milão;
– A educação de Surdos no mundo e em Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa - 35.0%
  • - Realização de Trabalhos de Casa + Relatórios ou trabalhos equivalentes + Assiduidade e Participação - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BISPO, Mª. Teresa, Couto, André, Clara, Mª. Céu, Clara, Luís, O Gesto e a Palavra I, Lisboa, Ed. Caminho, 2006.
CARVALHO, Paulo Vaz, Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007.
FERREIRA, A., Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2005.
MORGADO, Marta, Sou Asas, Lisboa, Surd’Universo, 2010.
LABORIT, Emmanuelle, O Grito da Gaivota, Lisboa, Ed. Caminho, 2000. LANE, Harlen, A Máscara da Benevolência, Lisboa, Ed. Instituto Piaget, 1997.
LAPALU, Yves, Léo, O Puto Surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2006. MORGADO, Marta, Mamadu, o herói surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007.
RENARD, L., Y. Lapalu , Surdos, 100 Piadas!, Surd’Universo, Lisboa, 2009