Língua Gestual Portuguesa III

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual.

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.

Avaliação contínua: O processo avaliativo será orientado com incidência nos seguintes parâmetros:
a) Trabalho autónomo: Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa, em grupos, sobre as temáticas dadas ao longo do semestre e apresentação poética do 15 de novembro (30%);
– Realização de trabalhos e participação (10%).
– 1 frequência por docente, com percentagem a atribuir de acordo com carga horária (60%).

Avaliação por exame final:
Exame prático-teórico tendo por base os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão possuir competência comunicativa na compreensão e enunciação da Língua Gestual Portuguesa a um nível médio; compreender e valorizar a História e a cultura surda. Espera-se que os alunos, ao finalizarem esta unidade curricular, sejam capazes de entender o seu próprio corpo na vertente expressiva e que possuam competências linguísticas gestuais básicas, ao nível da classificação B2 do Quadro Europeu comum de Referência para as línguas bem como conhecimentos estruturais da LGP, das particularidades culturais, linguísticas e históricas da Comunidade Surda portuguesa.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em:
Países e cidades do mundo;
Desporto;
Datas comemorativas da Comunidade Surda;
Profissões ligadas à Comunidade Surda;
Caracterização física e psicológica de pessoas;
Poesia;
Humor e histórias: a cultura surda;
Associativismo Surdo a nível nacional e internacional;
Organizações não governamentais;
Saúde e corpo humano;
Sistemas de ensino em Portugal;
Serviços públicos e privados.
Conteúdos gramaticais:
– A negativa e a interrogativa;
– Ordenação sintática e predominância nas frases simples e complexas;
– Verbos direcionais;
– Diferenças entre os vários tipos de discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BISPO, Mª. Teresa, Couto, André, Clara, Mª. Céu, Clara, Luís, O Gesto e a Palavra I, Lisboa, Ed. Caminho, 2006
CARVALHO, Paulo Vaz, Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007
FERREIRA, A., Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, Secretariado Nacional para aReabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2005
LABORIT, Emmanuelle, O Grito da Gaivota, Lisboa, Ed. Caminho, 2000.
LANE, Harlen, A Máscara da Benevolência, Lisboa, Ed. Instituto Piaget, 1997.
LAPALU, Yves, Léo, O Puto Surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2006.
MORGADO, Marta, Mamadu, o herói surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007.
MORGADO, Marta, Sou Asas, Lisboa, Surd’Universo, 2010.
RENARD, L., Y. Lapalu , Surdos, 100 Piadas!, Surd’Universo, Lisboa, 2009
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