Língua Gestual Portuguesa IV

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual. A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.
Avaliação contínua: O processo avaliativo será orientado com incidência nos seguintes parâmetros:
a) Trabalho autónomo: Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa, em grupos, que explore as novidades da comunidade surda a nível nacional e mundial e composição poética (25%);
– Realização de trabalhos e participação (15%).
– 1 frequência por docente, com percentagem a atribuir de acordo com carga horária (60%).

Avaliação por exame final:
Exame prático-teórico tendo por base os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os alunos devem possuir competência comunicativa na compreensão e enunciação da Língua Gestual Portuguesa a um nível elementar/avançado; compreender e valorizar a História e a cultura surda. Espera-se que os alunos ao finalizarem esta unidade curricular sejam capazes de entender o seu próprio corpo na vertente expressiva e que possuam competências linguísticas gestuais básicas, ao nível da classificação B do Quadro Europeu comum de Referência para as línguas bem como conhecimentos estruturais da LGP, das particularidades culturais, linguísticas e históricas da Comunidade Surda portuguesa.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em:

Conteúdos lexicais:
– Cultura gastronómica e artística nacional e internacional;
– Associativismo: Organizações de desporto para surdos;
– Conceitos contemporâneos da cultura surda: Deafhood, Deaflore, Deafgain, Audismo, empowerment.

Conteúdos gramaticais:
– Poesia em LGP – análise textual;
– Nomes (variação em número e género), pronomes/determinantes e adjetivos (graus);
– A negativa e a interrogativa;
– Ordenação sintática e predominância nas frases simples e complexas;
– Aspeto verbal;
– Verbos direcionais.

Conteúdos histórico-culturais:
Educação de Surdos: personalidades e percursos educativos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMARAL, M. et al, Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Editorial Caminho, Lisboa, 1994.
BISPO, Mª. Teresa, Couto, André, Clara, Mª. Céu, Clara, Luís, O Gesto e a Palavra I, Lisboa, Ed. Caminho, 2006.
CARVALHO, Paulo Vaz, Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007.
FERREIRA, A., Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2005.
LANE, Harlen, A Máscara da Benevolência, Lisboa, Ed. Instituto Piaget, 1997.
QUADROS, R., L. Karnopp. Língua de Sinais Brasileira – Estudos linguísticos, Porto Alegre, Artmed Editora, 2004.
QUADROS, Ronice, Estudos Surdos I, II, III e IV, Editora Arara Azul, Petrópolis, 2006, 2007, 2008, 2008.
SANDLER, W & LILLO-MARTIN, Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press, 2006.
SANTANA, N., Aspeto Verbal na LGP, Exedra Journal (http://www.exedrajournal.com/exedrajournal/