Língua Gestual Portuguesa V

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de caráter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente visual e descritiva. A linguagem metafórica e as questões intralinguísticas serão igualmente trabalhadas. A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da ESEC, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.

Avaliação contínua:
O processo avaliativo será orientado com incidência nos parâmetros seguintes:
– Trabalho autónomo (25%);
– 1 frequência por docente, com percentagem a atribuir de acordo com carga horária (60%);
– Participação nas aulas e realização de trabalhos (15%).

Avaliação por exame final:
Exame prático-teórico tendo por base os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de LGP 5 é a última unidade de Língua Gestual Portuguesa que tem a pretensão de garantir a continuação da aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa, aprofundando questões relacionadas com a compreensão e emissão de discursos em LGP a um nível avançado. É, nesta unidade curricular que será importante proporcionar ao estudante o (re)descobrir do esquema corporal e potenciar as suas possibilidades expressivas, a passagem do gesto/movimento espontâneo ao controlado, com um uso da língua correto e também respeito pelas regras gramaticais da LGP.
Uma vez que esta unidade curricular de LGP antecede o mercado de trabalho, tem como objetivo o de habilitar o estudante deste curso a uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua o trabalho para o seu futuro profissional.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em temáticas como:
– Código da estrada, veículos e motores
– Religião e celebrações litúrgicas
– Desporto e atividades desportivas
– Sociedade e atualidade
– Saúde e bem estar
– Política, Economia
– Ciência e Tecnologia
– História e Cultura da Comunidade Surda
– Museus
– Arte, Música e Poesia

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Andersson, Y. (2009). O mundo Surdo. Em: Bispo, M.; Couto, A.; Clara, M.; Clara, L. (eds.), O Gesto e a Palavra 2. Editorial Caminho

– CORREIA, I (2009) O Parâmetro Expressão na Língua Gestual Portuguesa: Unidade Suprassegmental, Exedra Journal (http://www.exedrajournal.com)

– Jokinen, M. (2006) Os utilizadores da Língua Gestual e a Comunidade Surda. Em: Bispo, M; Couto,A.; Clara, M.; Clara, L. (2006). O Gesto e a Palavra I. Editorial Caminho.

– Ladd, P. (2003). Understanding Deaf culture: In Search of Deafhood . 1st Edition. Multilingual Matters Ltd. Clevedon. Reino Unido.

– QUADROS, Ronice (2006-2008) Estudos Surdos I, II, III e IV. Editora Arara Azul, Petrópolis

– SANDLER, W & LILLO-MARTIN (2006). Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press

– SANTANA, N. (2012) Aspeto Verbal na LGP, Exedra Journal (http://www.exedrajournal.com)