Língua Gestual Portuguesa

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação à UC Língua Gestual Portuguesa: Aquisição da Línguagem e Gramática

Métodos de Ensino

As aulas serão essencialmente demonstrativos, com uma abordagem de carácter hidricamente teórico-prático apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta Unidade Curricular é o de especializar os estudos consolidados no âmbito da Língua Gestual Portuguesa. Assim, percorrer-se-ão principalmente os estudos referenciados no campo literário em geral usando e argumentando em LGP as reflexões literárias. Algumas das temáticas a abordar em aula serão as seguintes: (i) a compreensão e procura de Literatura Surda nas produções linguísticas e poéticas dos autores surdos para promover amplamente aquisição dos saberes próprios inerentes à identidade cultural e linguística; (ii) a reflexão da Educação em Direitos Humanos das Pessoas Surdas (i.e, o uso de conceitos e práticas educativas fundadas nos princípios do respeito dos direitos humanos no âmbito cultural e linguístico para fornecer os alunos que adquirem os conhecimentos de direitos inerentes num respeito, tolerância, aceitação cultural e linguística enquanto cidadãos de pleno direito).

Programa

1. Direitos Linguísticos da Comunidade Surda e Educação em Direitos Humanos

2. Estudos linguísticos, com especial destaque para a análise da literatura surda: as produções literárias e poéticas, e as citações fundamentais, dos autores surdos nacionais e internacionais

3. Tópicos nas reflexões estratégicas no ensino cultural e histórica da Comunidade Surda e da Língua Gestual Portuguesa: autoconsciência e preservação dos valores culturais e linguísticos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame em LGP tendo em conta os conteúdos programáticos lecionados - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação de um projeto que aprofunde sua investigação de acordo com Programa Curricular de LGP no ensino básico e secundário - 10.0%
  • - Construção de um vídeo, sobre uma temática presente nos conteúdos programáticos, em LGP, a escolha de mestrando - 10.0%
  • - Realização de duas frequências em LGP (40% + 40%) - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Castro-Caldas, A. & Ferreira Martins, F. (eds). (2002) Cultura Surda – a bandeira de um povo. Cadernos da Saúde, Nº2, Vol. IV: 65-70. Instituto de Ciências da Saúde, UCP. Lisboa.

Castro-Caldas, A. & Ferreira Martins, F. (eds). (2008) Amor Surdo: realidade cultural? O papel da Língua Gestual Portuguesa e da Cultura Surda. Cadernos da Saúde, Nº2, Vol. I:191-197. Instituto de Ciências da Saúde, UCP: Lisboa

LANE, H. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa:Instituto Piaget, 1992.

Paddy, L. (2013). Em Busca da Surdidade 1 – Colonização dos Surdos. Lisboa: Surdúniverso.

Morais, Amílcar. 2013. Representação e Liderança da Comunidade Surda: Um Olhar da Sociologia, do livro “Cartografias da Surdez”, Livpsic, (páginas 353 a 363), coordenadores Orquídea Coelho & Madalena Klein, Porto

SKLIAR, C. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. 192p

Sousa, Filipe Venade de. Os Direitos Fundamentais das Pessoas Surdas. Coimbra, Almedina, 2014.