Literacia Mediática

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino baseiam-se em sessões expositivas e ativas, nas quais se explora a capacidade do aluno para investigar, analisar e refletir.

A avaliação contínua tomará em consideração a qualidade do envolvimento dos alunos no cumprimento das atividades programadas, nomeadamente as presenças, a participação nas atividades e a realização dos trabalhos práticos (60% trabalhos individuais; 40% trabalhos de grupo).

A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita (100%) que versará sobre a totalidade do programa.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o papel dos media nas sociedades democráticas.
Refletir criticamente sobre os media e sobre a sua utilização.
Promover competências para interpretar e compreender a informação.
Desenvolvimento de competências de Literacia Mediática, fundamentais para uma cidadania ativa e democrática.
Promoção da Literacia Mediática no combate à desinformação, às fake news, aos discursos de ódio, à violação de privacidade, através do respeito, do diálogo e de uma voz crítica sobre o mundo.

Programa

– Literacia Informativa e Mediática (MIL):

História; Conceitos; Atores; Políticas; Regulação e Práticas.

– Os media como objeto de estudo, de reflexão e de prática.

– Literacia Digital Crítica.

– A Literacia Mediática na aprendizagem ao longo da vida:

 Projetos e Práticas.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Anderson, N. & Arcus, C. (Eds.) (2017). “The Journal of Media Literacy – Agency”. Vol. 64, National Telemedia Council. E.U.A.

– Brites,M.J., Amaral, I. & Silva, M. T. (Eds.) (2019). “Literacias Cívicas e Críticas: refletir e praticar”.CECS.

– Hobbs, R. (2021). “Media Literacy in Action: Questioning The Media”. Roman & Littlefield.

– Patrão, C., Soeiro, D. & Parreiral, S. (2021). “Media, Literacy and Education: Partners for Sustainable Development”. Yusha’u, M. J., Servaes, J. (Eds.) The Palgrave Handbook of International Communication and Sustainable Development. Palgrave Macmillan.

– Pereira, S. (Ed.). “Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 5º Congresso”. CECS, Universidade do Minho.

– Simões, R. B., Marques, M. B. & Figueira, J. (Eds.) (2020). “Media, Informação e Literacia”.  Imprensa da Universidade de Coimbra.

– UNESCO (Org.) (2021) “Think Critically, Click Wisely: Media and Information Literate Citizens!”.Communication and Information Sector.