Literacia Visual

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão nesta disciplina duas estruturas metodológicas: a de exposição com demonstração e/ou ilustração e a de resolução de exercícios de aplicação, na qual os alunos terão oportunidade de investir os conhecimentos adquiridos. A avaliação periódica far-se-á através da realização de um teste de carácter sumativo, cotado para 19 valores e uma percentagem a definir de participação nas aulas, cotada para 1 valor.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar, na leitura de imagens, os contributos da Psicologia da Perceção e das Neurociências
2. Aplicar os instrumentos de análise provenientes da Teoria Computacional da Perceção, de modo a quantificar dimensões icónicas e a reconstruir mecanismos de observação
3. Treinar competências analíticas, críticas e estéticas perante textos visuais
4. Reconhecer os níveis de significação e estratos de sentido presentes nos textos visuais e seus graus de generalização
5. Identificar e reconhecer os processos de codificação conotativa nas imagens
6. Detetar as marcas fundamentais que subjazem aos géneros e tipologias icónicas
7. Reconhecer as áreas funcionais de desenvolvimento das imagens e das profissões a elas ligadas

Programa

1. O conceito (insustentável) de “imagem”
2. Ler, Escrever e VER imagens: a questão do alfabetismo visual
3. O contributo da Teoria Computacional da Perceção e os mecanismos de construção e observação
4. Os estudos da Semiologia (Escola de Paris), da Semiótica (Peirce), da Sócio-Semiótica (M. Halliday) e da Semiótica Cognitiva
5. Áreas funcionais da imagem: expressão, representação e persuasão
6. A imagem e o verbo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Frequência - 95.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CALADO, Isabel (2015) – Fronteiras da Imagem com a Palavra – contributo para uma abordagem da representação e cultura visuais. Coimbra: Grácio Editor [ISBN 978-989-8377-38-8]
CALADO, Isabel (2020). O mundo “novo” já não é admirável? Interrogações sobre a mudança a partir das visualidades. In Portugal Entre Patrimónios.http://www.portugalentrepatrimonios.gov.pt/wp-content/uploads/2020/02/mudan%C3%A7a.pdf
CALADO, Isabel (2012) – Misturas nas imagens: algumas propostas de (des)arrumação. Media & Jornalismo. Nº 20. Vol 11, nº1.
CALADO, Isabel (2010). Código Visual. In Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura [aplicação interactiva do Museu do Côa – www.arte-coa.pt]
CALADO, Isabel (1994) – A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora.
DONDIS, Donis (1988) – La sintaxis de la imagen – introduccion al alfabeto visual. 7ª ed. Barcelona: Gustavo Gili.
JOLY, Martine (2007) – Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70