Literatura II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Explicação dos conceitos/temas com esclarecimento de dúvidas durante a apresentação teórico-prática. Serão analisados textos teórico-programáticos e textos literários representativos dos períodos literários em estudo. Referência a outras artes, recorrendo a imagens e música, sob forma de reproduções, documentários que ilustrem obras relevantes de pintura, escultura, arquitetura e música dos períodos em estudo. Recurso a meios tecnológicos, bibliografia atualizada e materiais de apoio para discussão dos saberes adquiridos. A avaliação contínua far-se-á por meio de um trabalho de apresentação oral com o peso de 40% da nota final e um segundo trabalho de apresentação oral complementado com uma versão escrita com o peso global de 60% da nota final (escala de 0 a 20).
A avaliação final resultará de um exame final escrito com o peso de 100% da nota final (escala de classificação de 0 a 20). Aprovação com 10 ou mais valores. Admissão à oral com nota entre 7,5 e 9,4 valores da prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a dinâmica dos períodos literários.
2. Estabelecer relações da literatura com outras artes ao longo dos vários períodos literários em estudo.
3. Perspetivar alguns aspetos histórico-culturais envolvidos na caraterização dos períodos literários.
4. Identificar o modelo cultural e literário durante o Humanismo e Classicismo.
5. Identificar a complexa rede cultural e literária que atravessou o Maneirismo e o Barroco.
6. Caraterizar o Pré-Romantismo e Romantismo (sua heterogeneidade e inovações revolucionárias).
7. Caraterizar o Naturalismo/Realismo: opções temáticas, ideológicas e literárias.
8. Apreender o conceito de modernidade.
9. Caraterizar e distinguir Modernismo e Vanguardas.
10. Considerar o relativismo das denominações periodológicas.
11. Refletir sobre indicações, vetores e objetivos da Educação Literária no Ensino Básico.

Programa

1. A evolução literária: fatores de constituição periodológica, dinâmica e relativismo dos períodos literários.
1.1. Lírica galaico-portuguesa
1.2. Humanismo e Classicismo.
1.3. Maneirismo e Barroco.
1.4. Pré-Romantismo e Romantismo.
1.5. Naturalismo/Realismo.
1.6. Modernismo e Vanguardas.
2. A Educação Literária no Português do Ensino Básico.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - 1º Trabalho de apresentação oral - 40.0%
  • - 2º Trabalho de apresentação oral - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGUIAR e SILVA, Vítor, Camões: Labirintos e Fascínios, Cotovia,2008.
AGUIAR e SILVA, Vítor, Teoria da Literatura, 8ª ed., Almedina,2018.
AGUIAR e SILVA, Vítor, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literários e a Política da Língua Português, Almedina, 2010.
AA.VV., O Cânone, Tinta da China, 2020.
AA.VV., Escrita e Imagem, Documenta, 2021.
BAUDELAIRE, A invenção da modernidade, Relógio d’Água, 2006.
DORFLES, Gillo, As Oscilações do Gosto, Horizonte, 2ª ed.,2001.
EAGLETON, Terry, Como Ler Literatura, Ed. 70, 2021.
FRYE, Northrop, Elogio da Literatura, Ed. 70, 2022.
LODGE, David, A Consciência e o Romance, Asa, 2009.
LOPES, Óscar; SARAIVA, António José, História da Literatura Portuguesa, Porto Ed., 17ª ed., 2017.MARTELO, Rosa Mª, Devagar, a Poesia, Assírio & Alvim, 2022.
PEREIRA, José Carlos Seabra, As Literatura em Língua Portuguesa, Gradiva, 2020.
REIS, Carlos (org.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Verbo, vol.s I a IX, 1993 a 2006.