Literatura Infantil e Juvenil

Não se aplica.

Os conteúdos visam a aquisição de conhecimentos do sistema literário infantojuvenil nas suas múltiplas vertentes, surgindo em articulação com os objetivos de aprendizagem delineados: o ponto 1 visa contribuir para a compreensão do conceito, âmbito e estatuto da LIJ, enquanto 2 se debruça sobre questões em torno dos conceitos de literatura e educação literária para a infância e juventude. O ponto 3 aponta para a análise de textos literários e icónicos. No ponto 4 pretende-se que os estudantes contactem com textos da tradição oral e de autores contemporâneos e desenvolvam práticas e estratégias de leitura/narração em contextos educativos formais e não formais.

Os pontos 5 e 6 privilegiam o entrosamento teórico-prático da formação do leitor competente e crítico, através da promoção da leitura e, sobretudo, da elaboração propostas de leitura e de animação da leitura literária em contextos não formais, mediante a apresentação de trabalhos práticos.

– Perceber aspetos teóricos no domínio da Literatura Infantil e Juvenil (LIJ);

– Entender a especificidade,  estatuto e etapas de evolução e tendências da LIJ;

– Analisar textos de tipologia diversa, detetando procedimentos gráfico-plásticos, discursivos, retórico-estilísticos, narratológicos e poético-simbólicos específicos;

– Compreender a relevância do adulto-mediador na criação de hábitos de leitura e na formação de leitores e refletir sobre estratégias de promoção e animação da leitura em contextos educativos não formais.

1. Literatura Infantil e Juvenil:

1.1. Conceito e diversidade terminológica;

1.2. Âmbito, legitimação e evolução do conceito;

1.3. A Literatura Infantil e a Literatura Juvenil.

2. Educação Literária, leitura e literatura;

3. Literatura de Tradição Oral e Literatura Infantil e Juvenil: Rimas infantis;  poesia de autor; Contos tradicionais e contos de autor: versões, adaptações e reescrita;

4. Práticas e estratégias de leitura/narração em contextos educativos formais e não formais: Leitura em voz alta e narração oral; Leitura muldimodal.

5. Promoção e animação da leitura;

6. Propostas de leitura e de animação da leitura literária em contextos não formais: apresentação de trabalhos práticos.

Avaliação contínua
  • - Trabalho de síntese - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

AZEVEDO, F. (2006). Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas. Braga: IEC.

BALÇA, A. & M. PIRES (2013).  Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. S/L.: Santillana.

CERRILLO, P. (2007). Literatura Infantil y Juvenil y educación literária. S/l.: Editorial Octaedro.

CERVERA, J. (1991). Teoría de la Literatura Infantil. Bilbao: Ediciones Mensajero.

COLOMER, T. (2010). Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. Madrid: Síntesis.

MENDES, T. (2015). Vozes e Silêncio: a Poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens. Madrid: Bubok.

PIRES, M. N. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho.

RAMOS, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea. Porto: Tropelias e Companhia.

SILVA, S. R. (2012). Entre Textos – Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude. Porto: Tropelias e Companhia.