Literatura para a Infância

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Trabalho colaborativo e cooperativo, através de estratégias de diferenciação pedagógica, aula invertida, com comunicação à turma, incidindo na pesquisa, de temas, planificação de conteúdos com propostas de materiais e estratégias a utilizar.
Diálogo com os estudantes sobre as suas crenças e conhecimentos relativos à Literatura Infantil e à sua aplicação em contexto escolar.
Trabalho prático de leitura, análise e manuseamento e análise de obras de Literatura Infantil.
A avaliação desta UC. realiza-se por Exame e por Avaliação Contínua Periódica.
Os alunos que optem pela avaliação contínua periódica ficam dispensados de exame se a sua classificação for igual ou superior a dez.
Os critérios de avaliação definidos serão:
1. Empenho e participação nas aulas – ponderação de 10%;
2.Construção de recursos didáticos – trabalho colaborativo, escrito e apresentação oral – ponderação de 40%;
3.Trabalho individual escrito (frequência) – (50%).

Resultados de Aprendizagem

1-Dominar conceitos estruturantes no domínio da literatura para a infância.
2-Discutir e procurar definir o âmbito e as principais características distintivas da literatura para crianças e jovens.
3-Analisar a evolução do conceito de literatura para a infância, do cânone literário para crianças e jovens, e facultar uma visão panorâmica da história da literatura infantil, de uma perspetiva nacional e internacional.
4-Conhecer a literatura para a infância na sua diversidade.
5-Refletir sobre o estatuto da LPI e sobre as relações que estabelece com a Literatura Oral e Tradicional e com outras práticas literárias não canónicas.
6-Compreender a dinâmica da presença da literatura nos documentos reguladores do 1º ciclo e pré-escolar.
7-Adquirir competências leitoras a nível plástico e literário no âmbito da literatura para a infância e explorar as potencialidades do PNL.
8-Implementar, em contexto escolar, atividades diversificadas de leitura, tendo por base obras de Literatura infantil.

Programa

1. Delimitação concetual da literatura para a infância.
2. Visão diacrónica da literatura para a infância, origem e evolução da literatura infantil em Portugal e na Europa.
3. aspetos que caracterizam a Literatura tradicional de transmissão oral/Literatura consagrada.
3.2 Reflexão sobre a importância desta no desenvolvimento da criança.
3.3 Identificação de autores e ilustradores
4. Caracterização e funções do álbum.
5. O texto Poético, identificação de temas e formas de poesia para crianças.
6. Características do texto narrativo, para a infância.
7. Características do texto dramático e texto teatral, para a infância.
8.1. As orientações curriculares na educação pré-escolar.
8.2. O perfil do aluno, as aprendizagens essenciais e a sua relação com a LI.
9. P.N.L.
9.1. Análise de atividades propostas pelo PNL e com base em obras de LI, construção de materiais didáticos adequados para implementação em contexto escolar.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 50.0%
  • - Construção de recursos didáticos - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ballester, J. (2015). La formación lectora y literaria. Barcelona: Editorial Graó, de IRIF, S.L.
Bastos, G. (1999): Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta
Gomes, J. A. (2003): «O conto em forma(to) de álbum: primeiras aproximações» in Malasartes [Cadernos de literatura para a Infância e Juventude], nº 12, Novembro de 2003, pp. 3-6.
Pires, M. N. (2005): Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho.
Ramos, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea, Porto, Tropelias e Companhia
Ramos, M. H. S., Custódio, P. B. (2021). A formação de leitores no 1º ciclo do Ensino Básico: mudanças e novos rumos. ISBN:978-65-87035-57-4 (e-book). Disponível em https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_7f047d8f32dc4dc88061cb40844707f0.pdf
Rocha, Natércia (1984): Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Lisboa, ICALP.