Manutenção e Controlo da Qualidade

Os conhecimentos de base são transversais, designadamente das ciências fundamentais e de algumas áreas da especialidade do curso, de forma a permitir uma visão abrangente dos alunos para compreensão e aplicação do largo espectro da Manutenção Industrial e da Gestão e Controlo da Qualidade.

A metodologia de ensino é baseada nas seguintes vertentes:

– Exposição dos Assuntos pelo docente;

-Visitas de Estudo;

-Palestras por Profissionais oriundos da indústria;

– Discussão e análise de exercícios e casos práticos.

Os objectivos e competências que o aluno deverá desenvolver nesta Unidade Curricular são os seguintes:

•Saber actuar num departamento de Manutenção, designadamente na preparação e controlo das Ordens de Trabalho, planeadas e não planeadas;
•Saber dialogar com os vários departamentos da organização que interagem com o departamento de manutenção;
•Saber identificar as soluções mais adequadas de manutenção condicionada, incluindo análise de vibrações, de acordo com a natureza de cada Activo Físico;
•Saber elaborar um quadro de indicadores para apoio à gestão da manutenção e da organização em geral;
•Saber identificar: os conceitos de qualidade aplicáveis a cada organização, bem como os conceitos que lhes estão associados; as principais normas da qualidade para a certificação das organizações, de prodtos e serviços; as fases da implementação de um sistema de gestão da qualidade normalizado; o controlo da qualidade nos processos de fabrico de produtos e/ou prestação de serviços;
•Saber procurar, por sua iniciativa, as soluções concretas para os problemas reais da manutenção e qualidade.

1.Enquadramento e Organização da Manutenção

Conceito de Manutenção e conceitos associados. A interdisciplinaridade da manutenção. A organização da manutenção.

2.Organização do Parque de Activos Físicos

Definição da estrutura dos Activos Físicos (Instalações e Equipamentos). Codificação dos Activos Físicos.

3.Tipos de Actividades de Manutenção

Manutenção Planeada. Manutenção Não-Planeada. Manutenção de Melhoria. Outros Tipos de Actividades.

4.Planeamento da Manutenção

Tipos de manutenção planeada. Os Cinco Níveis de Planeamento. Algoritmos de planeamento.

5.Recursos da Manutenção

Recursos: Humanos; Materiais; Ferramentas.

6.Fiabilidade

Conceitos básicos sobre fiabilidade. Sistemas série e paralelo. Análise FME(C)A.

7.Sistemas de Informação em Manutenção

Importância dos sistemas de informação na manutenção. Estrutura e funcionamento de um sistema de informação.

8.Custos da Manutenção

Custos Directos e Indirectos. Optimização dos Custos. Custo de Posse de um Activo Físico. Custo do Ciclo de Vida de um Activo Físico.

9.Indicadores da Manutenção

Elaboração de indicadores técnicos, económicos e organizacionais.

10.Normas referentes a serviços de Manutenção

11.Modelos de Organização e Gestão da Manutenção

Toyota Production System (TPS); Just In Time; Jidoka (Poka Yoke, Andon). 5S. TPM (Total Productive Maintenance). Manutenção Lean; Os sete Mudas. Ciclo PDCA. 6 Sigma. Método A3. Matriz GUT. Diagrama de Ishikawa. Brainstorming. Análise SWOT.

12. Qualidade – Enquadramento

Conceito de qualidade. Evolução do conceito de qualidade. A “Função Qualidade” na organização. Gestão da Qualidade versus Controlo da Qualidade.

13. Normalização da “Gestão da Qualidade”.

Os oito princípios de gestão da qualidade. As normas de gestão da qualidade da série ISO 9000. O processo de certificação. Análise dos requisitos da norma ISO 9001.

14. Metrologia e controlo de DMM.

Padrões. Calibração. Ensaio e certificação. DMM (Dispositivos de Monitorização e Medição). Avaliação e medição da qualidade dos serviços.

15. Controlo do Processo

Introdução ao SPC (Statistical Process Control). Fluxogramas. Diagrama de Pareto. Histogramas. Amostragem. Diagrama de dispersão. Cartas de Controlo: Para variáveis discretas (carta pn); Para variáveis contínuas (carta das médias e amplitudes).

16. Auditorias

Auditorias de 1º, 2º e 3º partes. Planeamento. Preparação e realização de auditorias. Relatório resposta da auditoria. Plano de melhorias a adoptar. Revisão e monitorização da melhoria.

17. Indicadores técnicos e financeiros da Qualidade

Apuramento de dados e contabilização de custos e benefícios. Custos da não-qualidade. Tableau de Bord. BSC (Balanced Scorecard). KPI – Key Performance Indicators. Outros indicadores técnicos e financeiros.

18. Novas vertentes na gestão da Qualidade

Metodologias Taguchi e Kaizen. Integração de sistemas de gestão da Qualidade. Segurança e Ambiente. Nova integração de sistemas: Qualidade, Energia e Manutenção.

•FARINHA, J. M. T. (2018): Asset Maintenance Engineering Methodologies. CRC Press; 1st edition (May 29, 2018). English. Printed in USA. ISBN-10: 1138035890. ISBN-13: 978-1138035898
•FARINHA, J. M. T. (2011): Manutenção – A Terologia e as Novas Ferramentas de Gestão. MONITOR, Lisboa, Portugal. ISBN 978-972-9413-82-7.
•NP 4492; NP 4483; NP EN 13269; NP EN 13306; NP EN 13460; NP EN 15341; CEN/TR 15628.
•KUME, HITOSHI (1985) – Statistical Methods for Quality Improvement, AOTS, Tokyo. ISBN – 4-906224-34-2.
•MITRA, AMITAVA (1998) – Fundamentals of Quality Control and Improvement, Prentice Hall, London. ISBN: 0-13-645086-5.
•JURAN, JM; GUYINA, F.M. (1988) – Quality Control Handbook, McGraw-Hill. ISBN – 0-07-033175-8.
•TAGUCHI, GENICHI (1990) – Engenharia da Qualidade em Sistemas de Produção, McGraw-Hill do Brasil.
•Normas ISO 9000, ISO 9002 e ISO 9001:2015.
•Artigos científicos indexados.