Marketing de Destinos Turísticos

N/A

No âmbito desta disciplina considera-se relevante enquadrar os conteúdos numa abordagem de exposição oral, baseados em estudos de caso ilustrativos. Os alunos serão incitados a consultar obras de referência constantes da bibliografia e a aplicar conceitos relacionados com o Marketing Turístico em trabalhos de grupo, o que lhes permitirá desenvolver estudos académicos e científicos com uma componente prática. Serão desenvolvidos trabalhos de grupo em aula, nos quais os alunos poderão analisar e preparar a apresentação de estudos de caso. Está prevista a lecionação de aulas teóricas e práticas, recorrendo-se a gráficos e palavras-chave para o enquadramento de conteúdos mais relevantes, exemplificativos dos conceitos e das situações analisadas. No que concerne à avaliação, são propostos dois modelos. No regime de avaliação de frequência, está prevista a realização de uma prova escrita (60%) e a realização de um trabalho de grupo (40%). Por sua vez, a avaliação final contempla a realização de exame escrito (100%).

– Estimular o pensamento crítico relativamente aos conceitos-base do marketing turístico;
– Realçar a importância da aplicação de estratégias e técnicas de marketing adequadas a contextos específicos da indústria turística;
– Fomentar a perspetiva crítica dos alunos na investigação e aplicação de estratégias de marketing em diferentes casos de estudo;
– Avaliar a eficácia das técnicas de marketing nos destinos turísticos e reconhecer a importância da aplicação de conceitos e métodos adaptáveis a estas áreas com vista ao sucesso das empresas que operam no setor;
– Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
– Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do Marketing Turístico.

1.Princípios gerais do Marketing
1.1 Conceitos-base e novas abordagens ao nível do Marketing;
2. O Marketing Turístico e as características dos serviços
2.1 Características dos serviços em Turismo;
2.2 Características do Marketing Turístico e a sua evolução;
3. O ambiente do Marketing
3.1 A análise de mercado em Marketing Turístico;
3.2 O Processo “Business to Consumer” – análise do comportamento do consumidor;
3.3 Segmentação de mercado, targeting e posicionamento;
3.4 O Planeamento do Marketing Estratégico;
4. O Marketing Digital e as redes sociais na Indústria Turística
4.1 As novas tecnologias no Marketing enquanto ferramentas estratégicas;
4.2 A Comunicação através do marketing digital como forma de aumentar a competitividade das empresas;
5. As variáveis do Marketing-mix
5.1 O Produto
5.2 O Preço
5.3 A Distribuição
5.4 A Comunicação de Mercado
6. Características do Marketing de Destinos Turísticos
6.1 A Competitividade dos destinos turísticos e o papel das DMOS.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%

Gronröos, C. (2007). Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition (3rd Ed.). West Sussex, England: John Wiley & Sons Ltd.
Kastenholz, E. (2004). «Management of Demand» as a Tool in Sustainable Tourist Destination Development. Journal of Sustainable Tourism, 12, 5, 388-408.
Kotler, P., Keller, K., Brady, M., Goodman, M., & Hansen, T. (2009). Marketing Management. Pearson Education Limited, England.
Pike, S., & Page, S. (2014). Destination Marketing Organizations and destination marketing: A narrative analysis of the literature. Tourism Management, 41, 202-227.
Sarmento, E., Abranja, N. & CArvalho, R. (2022). Plano de Marketing e Marketing digital na hotelaria e turismo. Lidel – edições técnicas-
Xiang, Z., Magnini, V., & Fesenmaier, D. (2015). Information technology and consumer behavior in travel and tourism: Insights from travel planning using the internet. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 244-249.