Marketing de Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

 

AVALIAÇÃO CONTINUA:

– dois trabalhos individuais (15%+15%)

– trabalho de grupo (30%)

– teste individual (30%).

Participação e a realização de actividades em aulas (10%)

 

EXAME FINAL:

– teste escrito (50%)

– trabalho (50%)

Resultados de Aprendizagem

Adquirir as competências necessárias que permitam construir uma marca, definindo para tal um processo e um conjunto de acções que a posicionem e criem uma forte imagem.

Programa

1.            A marca no âmbito do Marketing

1.1. A importância da marca

1.2. A marca, variável do marketing mix?

2.            A marca como um sinal

2.1. A missão e o marketing mix

2.1.1. A marca no âmbito das variáveis do marketing mix

2.1.3. As funções da marca

2.1.4. As estratégias de extensão de marcas

• Aquisição de marcas

• Alianças de marcas

• Extensão de marcas

• Marcas dos distribuidores

2.2.O sinal e o identity mix                            

2.2.1. O nome

2.2.2.O logotipo

2.2.3. As estruturas de identidade: monolítica, mista e diferenciada

2.2.4. Personagens

2.3. A imagem e o public mix

2.3.1. A notoriedade da marca

2.3.2. As associações à marca

2.3.3. A Qualidade Percebida

2.3.4. A lealdade à marca

3. O valor da marca

3.1. As fontes de valor da marca

3.2. Modelos de avaliação da marca

4. O futuro da gestão da marca

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 30.0%
Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAKER, D. (2010), “Building Strong Brands”,New York The free press.

AAKER, D. (1998),”Marcas: brand equity, gerenciando o valor da Marca”, Elsevier Brazil.

AAKER, D. (2016), “Aaker on Branding: 20 Principles that Drive Success”. New York, Journal of Marketing Channels, 23(3)

BRITO, C. M. & LENCASTRE, P. (2014),”Os Horizontes do Marketing”, Editorial Verbo

KAPFERER, J.N., (2012),“The new strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking”, Kogan Page, London.

KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.

KELLER, K. & MACHADO, M. (2005), “Gestão Estratégica de Marcas”, Prentice Hall Brasil

LENCASTRE, P. et al. (2007),”O Livro da Marca”, Publicações D. Quixote, Lisboa

RODRIGUES, V., DIONISIO, P. et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa, D. Quixote.

WHEELER, A. (2016), ” Designing brand identity: An essential guide for the whole branding team, J Wiley & Sons